O que você está procurando?

Os posts sobre o Atacama foram os primeiros da história aqui do blog, escritos em 2015. Senti que era hora de reescrevê-los, até porque a minha viagem aconteceu em 2014 e de lá pra cá muita coisa mudou.

A minha viagem para o Atacama foi muito especial, inesquecível. Além de ter sido a minha primeira que eu fiz sozinha (sem ser à trabalho), o deserto foi um lugar que me impactou muito com a sua beleza absurda e surreal.

Já adianto: o Deserto do Atacama é um dos destinos mais incríveis que eu já conheci!

O Deserto do Atacama

Ao norte do Chile, o Atacama é considerado o deserto mais alto e árido do mundo. Sua altitude varia entre 2.300 metros acima do nível do mar (em San Pedro de Atacama) até os 4.300 metros nos Geysers del Tatio.

O Deserto do Atacama é diferente de todos os outros e reúne lugares inóspitos com paisagens deslumbrantes, que parecem ser uma pintura.

A cidade-base para explorar todos os passeios é San Pedro de Atacama, um vilarejo pequeno, com menos de 2 mil habitantes.

Quando ir

O verão é o período com maior probabilidade de chuva, mas o Atacama é considerado o deserto mais árido do mundo, então o fator chuva não é algo tão decisivo.

Primavera e outono são ótimos períodos para viajar, com pouca oscilação de temperatura entre o dia e a noite. Eu estive no Atacama no início de abril e recomendo. Peguei um pouquinho de chuva e momentos nublados que não chegaram a atrapalhar os passeios durante o dia, mas não pude fazer o passeio astronômico a noite.

Durante o inverno o Atacama recebe mais turistas. As temperaturas são mais baixas com relação ao restante do ano, mas isso acontece principalmente nos lugares com altitudes mais altas.

Com quais outros destinos combinar

Depende de quanto tempo você tem disponível e do seu perfil de viagem, mas vale considerar:

• Bolívia;
  • Santiago;
  • Valle Nevado;
  • Vinícolas chilenas.

Quanto tempo ficar

Eu fiquei apenas três dias inteiros no Atacama porque era isso ou era nada. O Atacama foi uma viagem programada de última hora e eu só tinha esses dias disponíveis.

Para fazer todos os passeios com calma, eu recomendo ficar uma semana.

O que levar

• Roupas leves e confortáveis para vestir-se em camadas, corta vento e roupa de banho. Leve roupa para todos os dias, pois você não vai ter tempo de lavar e as roupas ficam com muita poeira;
  • Óculos de sol, boné ou chapéu;
  • Protetor solar para o rosto e corpo;
  • Hidratação: lipbalm, hidratante corporal, facial e algo potente para os cabelos. O deserto é realmente seco. Para ver mais dicas é só clicar aqui.
  • Caso você faça opte por fazer o passeio para os Geysers El Tatio, leve roupas para temperaturas negativas;
  • Tênis ou bota de trekking.

Câmbio: qual moeda levar

Evite trocar dinheiro em São Pedro de Atacama.

Se você passar por Santiago, troque o dinheiro lá. Se for direto do Brasil, troque o dinheiro aqui.

Na época não era comum aceitar outras moedas além do peso chileno e dólar americano, mas pode ser que tenha mudado.

Como chegar no Atacama

Brasil – Santiago – Calama – San Pedro de Atacama

O jeito mais fácil de chegar no Deserto do Atacama, a partir do Brasil, é voar até Santiago do Chile e lá fazer uma conexão ou pegar um outro voo para a cidade de Calama

O voo de Santiago até Calama (Aeroporto El Loa) é direto e demora em torno de 2h. Chegando em Calama é preciso pegar um transfer até San Pedro de Atacama, que demora mais 1h30, por aí. Esse transfer você pode agendar com o próprio hotel, hostel ou fechar na hora (mas aconselho a fechar antes).

Eu tinha comprado a minha passagem de Porto Alegre – São Paulo – Santiago do Chile com milhas. O trecho Santiago – Calama – Santiago eu fiz pela Sky e na época paguei R$ 300 ida e volta com taxas, sem despacho de bagagem.

Onde ficar, onde se hospedar

Você deve procurar hospedagem em San Pedro de Atacama, cidade-base para explorar o deserto e fazer os passeios.

Eu fui sozinha e na época optei por um quarto compartilhado no hostel Campo Base. O hostel era bem simples, mas super limpinho e confortável. Na época eu gostei muito de ter me hospedado lá.

Mesmo sendo uma cidade pequena, San Pedro de Atacama tem opções de hospedagem para todos os bolsos e perfis: hostel, airbnb e hotéis de luxo com spa. O mais incrível parece ser o Tierra.

Para escrever esse post eu pesquisei algumas opções que parecem muito legais: Hostal Pueblo de Tierra, Casita La Brea, Ckamur Atacama Ethno Lodge & Spa, Hotel Cumbres… Mas tem muitos outros.

Fechar os passeios no Brasil ou em San Pedro do Atacama? Vale a pena lugar carro?

Depende do que você procura.

Custo-benefício

Se você quer preços mais em conta, feche os passeios com a agência diretamente em São Pedro de Atacama. No centrinho você vai ver que fica uma agência do lado da outra, com preços mais em conta.

Eu fechei com a Desert Adventure e em 2014 eu gostei. Tudo muito simples, mas eficiente, pontual, com bons guias. Quem me indicou eles na época foi o próprio hostel que eu fiquei.

A Maiara do Embaques e Destinos esteve no Atacama em janeiro de 2019 e fez os passeios com a Mallku e também gostou. A Bárbara do Barbaridades fez os passeios com o Andes Travel em 2018 e também gostou.

Exclusividade

Se você busca exclusividade e alguns serviços diferenciais, eu acho que é essencial fechar os passeios ainda Brasil. Nesse caso a minha sugestão é a Araya.

Direto com o hotel

Muitos hotéis já incluem os passeios no valor da diária. Pesquise e leve isso em consideração direto com o seu hotel, muitos inclusive já oferecem os passeios dentro do pacote da hospedagem.

Alugar carro

Tem pessoas que optam por alugar carro em Calama e fazer alguns passeios por conta própria no deserto. Com excessão do Valle de la Luna, que inclusive dá pra ir de bicicleta partindo de San Pedro, eu não aconselharia fazer os passeios por conta própria. As estradas principais são sinalizadas, mas tem estradas paralelas que exigem um ótimo conhecimento da região.

O que fazer no Deserto do Atacama e o meu roteiro de 3 dias

Infelizmente eu não consegui fazer todos os passeios, mas os meus três dias por lá renderam bastante.

O meu roteiro de 3 dias no Deserto do Atacama

Dia 1

Ojos del Salar

Dia 2

Cordilheira de Sal, Valle de la Luna

Dia 3

Passeios que eu não fiz e gostaria de ter feito

• Piedras Rojas (junto com Lagunas Altiplânicas) | 1 dia;
  • Salar de Tara | 1 dia;
  • Termas de Puritana | Meio turno;
  • Tour Astronômico (as duas noites que fiquei lá estavam nubladas) | Noite;
  • Lagunas Escondidas de Baltinache (na época não faziam esse passeio) | Meio turno;

Além dos passeios, outros dois lugares que as pessoas costumam tirar fotos

• Placa do Trópico de Capricórnio, a caminho de Piedras Rojas;
  • Ônibus abandonado, que nada mais é do que um ônibus abandonado no meio do deserto. Algumas agências incluem uma parada lá, mas caso você esteja de carro, por conta própria, é só colocar no Google Maps “Magic Bus Atacama”;
  • Vulcão Licancabur: mesmo que você não vá até ele, ele vai estar presente no plano de fundo em diversos passeios.

Preços dos passeios

Em 2014 eu paguei menos de R$ 500 todos os passeios que eu citei acima, já somando a taxa de entrada de alguns parques. A empresa que eu contratei na minha viagem foi a Desert Adventure e na época eu lembro de ter gostado. Sem luxo algum, mas deu tudo certo e eu gostei dos guias.  Dei uma olhada agora e todos os passeios (sem as taxas dos parques) sairia R$ 640 hoje. Mais detalhes aqui e no site deles.

Quando você estiver pesquisando hospedagem, veja se o hotel já inclui os passeios e considere esse valor.

O que encontrar e o que fazer em San Pedro de Atacama

Além dos passeios, vale dedicar um tempinho para caminhar San Pedro de Atacama.

A região central da cidade é bem pequena, dá pra fazer tudo a pé.

A rua principal é a Calle Caracoles e lá você vai encontrar restaurantes, bares, caixa eletrônico (ATM), farmácia, casa de câmbio, mercadinho, lojinhas de souvenir.

Gastronomia: onde comer e beber em San Pedro de Atacama

Sempre gostei de comer, mas até há poucos anos atrás eu não priorizava tanto a gastronomia durante as viagens. Isso mudou (bastante) e hoje eu teria procurado alguns bares e restaurantes legais para conhecer.

Eu não tenho dicas de lugares que eu tenha ido, mas dei uma pesquisada e fiz uma lista de lugares que parecem legais:

• Franchuteria;
  • Restaurante Adobe;
  • La Estaka;
  • Bendito Desierto;
  • Casa de Piedra.

Dicas gerais para a viagem

• Estabeleça quais passeios você quer fazer e, se você tiver tempo e ou estiver em um hotel com estrutura (piscina, spa), deixe um intervalo entre os passeios para descansar, relaxar;
  • Os passeios não são cansativos, mas em alguns é preciso acordar muito cedo;
  • Por último, comece pelos passeios mais próximos à San Pedro de Atacama, como o Valle de la Muerte, Piedra del Coyote, Valle de la Luna. Deixe para os últimos dias os passeios em lugares de maior altitude, como é o caso das Lagunas Altiplânicas;
  • Eu só me senti meio mal no passeio do Geyser del Tatio. Juntou tudo: as curvas da estrada com o cheiro forte de enxofre e a altitude. Eu fiquei enjoada, mas isso foi só no início do passeio, quando amanheceu e tomamos o café da manhã eu já me senti melhor.
  • Evite bebida alcoólica em grande quantidade. A altitude potencializa o efeito;
  • Tanto nos passeios quanto no hotel/hostel é provável que tenha chá de coca disponível para amenizar os efeitos da altitude. Eu não precisei tomar, mas é bom ter por perto;
  • Beba MUITA água. Hidrate-se de dentro pra fora e de fora pra dentro.

Que lugar especial! O Atacama foi amor à primeira vista. Fui embora de lá já querendo voltar com mais tempo e explorar um pouco mais a região.

Para ver mais dicas e todos os passeios no Deserto do Atacama é só clicar aqui.

One Reply to “Deserto do Atacama, no Chile: quando ir, como chegar, onde ficar, passeios, o que levar e mais dicas”

1. Deserto do Atacama, Chile | Passeios dia 1: Laguna Cejar y Piedra, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche - Meu mapa-múndi says: 03/05/2020 at 17:55

[…] declarei aqui no blog o meu amor pelo Deserto do Atacama e não tem como ser diferente. O deserto tem paisagens realmente impressionantes e um tipo de […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>