O que você está procurando?

A primeira vez que conheci Nova York foi em julho de 2013. Estive na cidade à trabalho durante dois dias e foi correria total! O objetivo da viagem foi fazer um estudo/pesquisa para dois clientes: um do segmento de beleza e outro do segmento de carnes. Assuntos totalmente diferentes, mas foi legal porque visitei muitas lojas de beleza e supermercados.

Nesses dois dias eu não tive tempo pra explorar muito a cidade, mas três meses depois voltei pra lá de férias e me apaixonei por Nova York, tanto que acabei voltando outra vez, anos depois.

Nova York

The Big Apple (A Grande Maçã), Concret Jungle, Capital of the World (Capital do Mundo), City That Never Sleeps (A Cidade que Nunca Dorme), N.Y.C., Empire City, Capital of Everything (Capital de Tudo), entre outros… Nova York tem tantos apelidos e a gente consegue conhecer boa parte da cidade através dos vários filmes e seriados que são gravados por lá.

New York City fica localizada no estado de Nova York, nos Estados Unidos, e é composta por 5 distritos: State Island, Brooklyn, Bronx, Queens e Manhattan. 

Aeroportos

Não dá pra reclamar, Nova York (e região) bem abastecida de aeroportos: LaGuardia, John F. Kennedy e o Newark. O LaGuardia é o mais próximo, mas a maioria dos voos operados são domésticos. Nas duas vezes que estive na cidade eu fui/voltei pelo JFK, mas o Newark tem praticamente a mesma distância.

  • LaGuardia (Queens): Distância do aeroporto até o Central Park: 11km | Deslocamento: Uber, Lift (app tipo Uber), táxi, shuttle e ônibus. Não tem metrô até lá.
  • JFK (Queens): Distância do aeroporto até o Central Park: 28km | Deslocamento: Uber, Lift (app tipo Uber), táxi, shuttle, ônibus e air train + metrô.
  • Newark (New Jersey): Distância do aeroporto até o Central Park: 29km | Deslocamento: Uber, Lift (app tipo Uber), táxi, ônibus, shuttle, airtrain e path.

Downtown x Uptown x Midtown

Ainda sobre as regiões, antes de começar a pesquisar sobre a cidade eu resolvi entender um pouco sobre cada região.

  • Downtown: geralmente é a parte antiga de uma cidade, mas nesse caso se refere ao sul da ilha de Manhattan e também pode ser associado com a numeração mais baixa das ruas de Nova York. A região também é conhecida como Lower Manhattan e Wall Street e é lá que funciona o centro financeiro da cidade.
  • Midtown: região mais central, onde fica a Broadway, Times Square, estão concentradas centenas de lojas e outras atrações turísticas.
  • Uptown: também conhecida como Upper Manhattan, é a zona mais ao norte da ilha, com a numeração mais alta das ruas.

Essas três palavras ajudam muito na hora de se localizar e entender o sentido do metrô, por exemplo.

Além disso, o que mais me ajudou a ter uma boa noção da cidade como um todo e as peculiaridades de cada bairro foi o livro Minha Nova York, da Didi Wagner.

Onde ficar

Boa pergunta! Acho que essa resposta depende muito do perfil da viagem, do que você pretende explorar e vivenciar por lá, mas nesse post vou supor que todos querem fazer turismo.

Se você tem tempo e quer se sentir um new yorker, eu ficaria pelo Meatpacking, West Village ou Brooklyn. Se você tem pouco tempo na cidade, eu ficaria pela região da Times Square, próximo de vários pontos turísticos.

Quando fui pela primeira vez e fiquei apenas dois dias na cidade eu fiquei em um hotel bem na muvuca toda, na Times Square. Foi prático! Quando fui de férias por 12 dias eu aluguei um apartamento pelo Airbnb e amei tudo: o ap ficava no Zeckendorf Towers, que além de parecer um hotel tinha toda a conveniência ao redor, como o supermercado Food Emporium, Starbucks e metrô no térreo. E ao redor da própria Union Square tinha o querido Whole Foods e várias lojas! Infelizmente ele não tá mais disponível para alugar.

Estados Unidos | Nova York
Union Square

Adorei e indico a região, fica perto de tudo!

Em novembro de 2018 eu fiquei em um Airbnb ótimo na região de Prospect Lefferts Gardens, no Brooklyn. Dessa vez eu aluguei um quarto com banheiro privativo. O ap era muuito bom, pertinho do metrô e a anfitriã era maravilhosa: a Manu, do blog Manu no Mundo. Pra ver o ap é só clicar aqui e se cadastrando no Airbnb com esse link aqui você ganha um super desconto na sua reserva!

Hospedagem

Airbnb

Não sei como está a situação do Airbnb por lá, mas acho que é a melhor opção para quem vai ficar mais tempo na cidade. Por lei é proibido alugar um ap inteiro lá, mas o quarto pode. Já comentei em outros posts, mas adoro conhecer supermercados, comprar coisas locais e fazer algumas refeições “em casa”, até porque a maioria das diárias nos hotéis não inclui café da manhã.

Hostel

Pedi dicas de hostels pra duas amigas que foram pra lá. Uma amiga esteve em Nova York em 2014 e indicou o New York Budget Inn e uma outra amiga indicou o Jazz Hostels da Columbus Circle. 

Hotel

Não lembro o nome do hotel que eu fiquei lá, mas lembro que mesmo o quarto sendo minúsculo ele era bem ok (limpo, cama boa, chuveiro bom). Vou procurar e depois posto aqui!

Uma amiga indicou o  The Jewel, que ela reservou através do Hot Wire (uma plataforma que já comentei no post sobre a casa barco em Amsterdam).

Transporte na cidade

Nova York é plana e o melhor jeito de locomover por lá é a pé! Dependendo de quantos dias você ficar na cidade vale muito a pena comprar o MetroCard, que é um cartão de papel com uma tarja magnética que facilita a função nos ônibus e metrôs. 

Além da opção Pay-per-ride (que funciona como um pré pago que vai debitando a cada viagem), existe a opção Unlimited Ride (viagens ilimitadas) semanal (US$ 32) ou mensal (US$ 112). Esses preços são referentes a meados de 2018. Eu comprei o semanal e foi muito útil! Não peguei ônibus nenhum dia, mas  usei bastante o metrô.

Dica para o metrô: as linhas do metrô em Nova York são diferenciadas por cor, mas as letras indicam as linhas que passam em determinada estação, se é direto ou “pinga-pinga”, ou seja, nem todas os números da linha vermelha param em todas as paradas. Tem que ficar atento! Para entender o sentido da linha: Uptown (para o norte da ilha) e Downtown (para o sul da ilha).

Quando ir

Antes de marcar as férias (e se você puder escolher), vale lembrar que o verão por lá é bem quente e o inverno é rigoroso. O outono é um clichê e acho que junto com a primavera devem ser as melhores estações para explorar a cidade e caminhar bastante. ♥

Em meados de novembro até o Natal é considerado alta temporada. A cidade fica maravilhosa pelas cores do outono e pela decoração (primeiro de Halloween e depois de Natal), parece um filme! Por outro lado, os preços de hospedagem são mais altos.

Ingressos

Vale a pena dar uma olhada na programação da cidade e ver o que está rolando por lá antes mesmo de embarcar. Indico:

  • NY GO
  • Ticketmaster
  • Songkick e Eventful

Com relação a Broadway, dependendo do musical vale muito a pena deixar para comprar na hora na bilheteria da TKTS, bem embaixo daquela escadaria vermelha que fica na Times Square. Alguns dos espetáculos acabam saindo muuuuito mais em conta.

Vale a pena comprar o City Pass?

City Pass é quele cartão que você compra por um valor x e tem direito a ir em y atrações, muitas vezes isentando fila. Os únicos lugares até hoje que comprei e acho que valeu cada centavo foi em Roma e Paris.

Como saber se vale a pena pro seu caso: entre no site do City Pass e confira o valor do cartão. Veja quais das atrações você deseja ir e procure o preço de cada entrada no site oficial de cada lugar. Parece trabalhoso, mas é jogo rápido, nem 5 minutos. É importante levar em consideração que alguns museus cobram um valor, mas esse valor é apenas uma sugestão, ou seja, você pode pagar o preço que achar justo. Além disso, caso você não queira ver a Estátua da Liberdade de pertinho, existe uma super opção de passeio de barco gratuito. Pra saber mais é só clicar aqui.

Lembro que eu comprei um combo do MoMa e do Top of The Rock, e na época valeu muito a pena.

Leitura/guia de viagem

Dois guias que comprei e adorei:

  • Minha Nova York, da Didi Wagner
  • O Guia de Viagem de Alexandre Herchcovitch

Como comentei lá em cima, o guia da Didi me ajudou muito a ter uma noção geral da cidade, tanto em termos de localização quanto nas características de cada bairro. O guia do Herchcovitch tem dicas ótimas de ruas para passear, lojas, brechós, restaurantes e por aí vai.

Gorjeta

Varia de 15% a 20%  e poucos em serviços, como por exemplo táxi e restaurantes. Muitos lugares sugerem a partir de 18%.

Imposto

Ao contrário do Brasil, o valor do imposto não está incluído no valor do produto, ou seja, além do valor da etiqueta ou do prato, por exemplo, tem que acrescentar + 8.875%. Esse é o imposto de Nova York (2017) e cada estado tem o seu. Alguns inclusive são isentos, como é o caso do Alasca e Oregon.

Gastronomia

Sabe aquele papo de que americano se alimenta mal… olha, nunca vi tantas opções de alimentos orgânicos, seja em feiras de rua, mercados (beijo, Whole Foods), deli e restaurantes/quiosques. A verdade é que se alimenta mal quem quer.

Nova York é cosmopolita e a gente encontra restaurantes com culinárias típicas de todos os países do mundo (provavelmente). E tem o tradicional brunch, bakery (padaria), tem hambúrguer, tem feiras de comida…

Confira alguns posts:

Esportes

Não importa a época que você vá visitar Nova York, sempre vai ter alguma temporada de esporte rolando.

Pincipais atrações e times:

  • Baseball: Mets e Yankees
  • Basquete: Knicks e Nets
  • Futebol Americano: Giants e Jets
  • Hóquei no Gelo: Rangers, Devil e Islanders
  • Futebol: Red Bulls e New York City FC
  • US Open Tennis

Eu tive a sorte de assistir dois super jogos da NBA: Nets contra Detroit e Nets contra 76ers, ambos no Barclays Center, no Brooklyn.

Estados Unidos | Nova York

O que fazer em Nova York

A pergunta é: o que não fazer em Nova York?

Não é a toa que Nova York seja conhecida como City That Never Sleeps, a cidade que nunca dorme. Não importa quantos dias você fique por lá, tem MUITA coisa incrível pra fazer na cidade: parques, praças, prédios, rooftops, restaurantes, bares, padarias, cafés, lojas, museus, galerias, grafites, feiras, mercados, pontes, shows, festas, intervenções, apresentações, festivais, musicais, espetáculos, instalações e muito mais. Chega a ser surreal pensar na quantidade de atividades gratuitas e pagas!

Você vai embora de Nova York já querendo voltar! ♥

Confira alguns posts com dicas de programas e coisas para fazer em Nova York:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*