O que você está procurando?

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é famosa pelas praias que remetem ao mar turquesa do Caribe.

Eu estive lá na virada do ano de 2017 para 2018 e fiquei realmente impressionada. Mesmo nos dias nublados a cor do mar é surreal!

Antes de listar as 6 melhores praias para você visitar, a minha principal dica é, se possível, evite visitar Arraial do Cabo em algum feriado. A cidade é pequena, não tem estrutura para receber tantos turistas e eu vi isso na prática.

Prainhas do Pontal do Atalaia

É famosa pela escadaria que dá acesso à praia. Eu não desci a escadaria porque cheguei de barco, mas subi alguns lances para tirar a foto abaixo.

São duas praias, mas isso fica mais visível durante a maré baixa.

  • Acesso: as prainhas ficam dentro de uma reserva e precisa pagar para entrar no parque. Tem como ir de carro, a pé ou chegar na praia de barco (barco-táxi a partir da Praia dos Anjos). Por ficar localizado dentro de uma reserva, o acesso dos carros é limitado.
  • Estrutura: tem aluguel de cadeiras e guarda sol, banheiro químico e alguns quiosques com comidas, petiscos e bebidas.

Parece até uma piscina!

Depois da Praia do Farol, essa foi a praia que eu mais gostei.

Praia do Farol

Também conhecida como Praia da Ilha do Farol ou Ilha do Farol, essa foi a praia que eu mais gostei!

Ela é controlada pela Marinha do Brasil e, além de ter controle de visitantes diários, só é permitido ficar 1h na praia.

  • Acesso: o acesso até lá é feito através de barcos de passeio.
  • Estrutura: a praia não tem estrutura alguma, ou seja, não tem cadeira, guarda sol, banheiro, ambulantes ou quiosques.  A visita na praia é tão rápida que você não vai sentir falta de nada disso.

Escolha bem a empresa que você vai fazer o passeio que inclui a parada na Praia do Farol. Os preços variam um pouco, mas vale pagar um pouco a mais e optar por uma empresa com um barco melhor, que respeita a capacidade máxima de passageiros e que costuma chegar antes das outras embarcações na praia. Nós fechamos o passeio com a Primeira Classe Tour e adoramos!

Praia do Forno

Pra chegar na Praia do Forno é preciso pegar uma trilha que parte do centro da cidade. Até a praia dá mais ou menos uns 20min.

Também tem como ir de barco-táxi, mas vale a pena chegar pelo menos 1x pela trilha pra curtir a vista do ponto mais alto dela, em um mirante.

Essa praia tem a faixa de areia menor e mais estreita, então é comum estar mais cheia.

  • Acesso: pela trilha, barco-táxi a partir da Praia dos Anjos ou através do passeio de barco.
  • Estrutura: tem aluguel de cadeiras e guarda sol, banheiro químico e alguns quiosques com comidas, petiscos e bebidas.

 

 

Prainha

Junto com a Praia Grande (a próxima da lista), a Prainha é a praia mais acessível, não precisando ir de barco ou trilha (mas se você quiser, pode chegar lá de trilha também).

É a praia com mais estrutura, com opções de hospedagem “na orla” e dizem que a Prainha é o melhor lugar pra ver o nascer do sol!

  • Acesso: de carro, trilha ou a pé. Do centro até lá dá mais ou menos 20min caminhando.
  • Estrutura: tem aluguel de cadeiras e guarda sol, banheiro químico e alguns quiosques com comidas, petiscos e bebidas, restaurantes e bares.

Praia Grande

Assim como a Prainha, também é a praia mais acessível, fácil de chegar a pé ou de carro, sem trilhas.

Ela tem calçadão com restaurantes e comércio.

A Praia Grande é um dos melhores lugares pra ver o por do sol!

  • Acesso: a pé ou de carro. Do centro até a Praia Grande dá mais ou menos 20min de caminhada.
  • Estrutura: tem aluguel de cadeiras e guarda sol, banheiro químico e alguns quiosques com comidas, petiscos e bebidas, restaurantes e bares.

Acabei não incluindo a Praia dos Anjos, que é a praia mais central (acessível a pé ou de carro).

A Praia dos Anjos é onde tem o porto/marina, de onde saem as embarcações e onde geralmente tem mais barcos e pescadores. Não é uma praia boa para curtir o mar, por exemplo.

2 Replies to “Rio de Janeiro: As melhores praias de Arraial do Cabo para você conhecer durante a sua viagem pela Região dos Lagos”

  1. Arraial do Cabo says: 28/05/2021 at 17:49

    Arraial do Cabo e Top d+ Já morei nesse paraíso parabéns pelo post

  2. Simone says: 13/04/2023 at 11:27

    A informação de banheiro químico na Prainha não é verdade. Não tinha nenhum banheiro químico.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*