O que você está procurando?

A Bodega Bouza, em Montevidéu, foi a primeira vinícola que eu visitei na vida. Eu estive lá no Carnaval de 2016 e, de lá para cá muita coisa mudou. Por isso resolvi reescrever o post.

Eu comecei a gostar cada vez mais do mundo dos vinhos e a me interessar por roteiros enoturísticos, tanto que criei uma categoria especialmente sobre o assunto aqui no blog.

Bodega Bouza

A Bouza é uma vinícola familiar que existe desde 1942. Ela permaneceu fechada por algumas décadas, quando os proprietários retornaram à Espanha. Após uma série de reformas e investimentos em tecnologia, ela reabriu em 2001 e atualmente é uma das principais vinícolas do país!

A Bouza tem quatro vinhedos espalhados pelo Uruguai: Melilla, Las Violetas, Pán de Azúcar e Las Espenas.

Como chegar

A Bodega Bouza fica localizada em Melilla, a uns 20km do centro de Montevidéu. Pra chegar é possível ir de ônibus, de táxi, remise e Uber. Alguns pacotes da Bouza incluem o transporte.

Se você pretende ir de carro, lembre-se que (além da questão segurança), o Uruguai tem lei seca.

Quando ir

Cada época tem o seu charme.

Eu gosto bastante de Montevidéu na primavera, outono ou inverno. Acho que para passear e caminhar, é muito mais agradável.

Mas visitei a Bouza em um dia ótimo de verão, um pouco antes da Vindima (período de colheita das uvas). Se você quer ver os vinhedos cheios de uvas, essa é a melhor época. É realmente lindo!

Vale a pena ficar atento ao calendário de eventos que tem no site da própria vinícola, na seção de novidades.

Visita guiada

Eu estive na Bodega Bouza em 2016 e vi que atualmente eles têm diferentes opções de experiências.

Na época que fiz a visita guiada e finalizei com a degustação de vinhos. O tour foi todo em espanhol, mas acredito que seja fácil de entender, mesmo para quem não entenda muito a língua.

A visita guiada durou mais ou menos 50 minutos e se dividiu em 3 momentos: visita à coleção de carros clássicos da família Bouza, vinhedos e a cava.

Bouza Vinos Garage: O museu de carros antigos da vinícola

No total são 30 carros e motocicletas fabricados a partir de 1920 – todos estão funcionando.

Vinhedos

Como comentei acima, a Bouza tem 4 vinhedos: Melilla, Las Violetas, Pán de Azúcar e Las Espenas.

  • Melilla (na região metropolitana de Montevidéu, que foi a que eu conheci) com 10 hectares, onde plantam as variedades Albariño, Chardonnay, Merlot, Tempranillo e Tannat;
  • Las Violetas, com aproximadamente 15 hectares, sendo 4 hectares de vinhas entre 20 e 40 anos e 8 hectares de vinhas mais jovens. Uvas: Alvarinho, Chardonnay, Merlot, Tempranillo e Tannat.
  • Pán de Azúcar, com as variedades Riesling, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot e Tannat, distribuídas em aproximadamente 7,5 hectares.
  • Las Espinas, a mais nova região, atualmente com as uvas Tannat e Pinot Noir com o plano de terem Chardonnay e a Merlot no futuro.

 

A cave

A cave da Bodega Bouza é linda e fica em uma construção que parece uma capela.

A Bodega Bouza é considerada uma vinícola boutique, com uma produção de até 130 mil garrafas por ano.

Degustação de vinhos

Na época eu fiz uma degustação de 4 rótulos, harmonizados com queijos e charcutaria:

  • Albariño;
  • Merlot;
  • Monte vide eu, um blend com as uvas Tannat, Merlot e Tempranillo. Eu adorei o nome do vinho!
  • Tannat, sem passagem em barrica de carvalho. Eu inclusive degustei esse vinho também no Montevideo Wine Experience ano passado.

Eu gostei muito de todos os rótulos. Sensacionais!

 

Volcán de dulce de leche: uma das minhas sobremesas favoritas

Foi na Bodega Bouza que eu comi, pela primeira vez, o vulcan de dulce de leche. Depois eu acabei comendo a sobremesa no La Huella, em José Ignacio e no Escaramuza, em Montevidéu mesmo.

O volcán de dulce de leche nada mais é que um petit gateau de doce de leite na massa e no recheio (nesse caso, com Conaprole) e sorvete de banana. Combinação perfeita!

Fiquei com muita vontade de voltar para experimentar o almoço harmonizado! ♥

Além dos vinhos incríveis, a estrutura da vinícola é linda, super agradável!

 

Diferentes tipos de experiências

  • Bouza Vinos Garage: degustação realizada na garagem com a coleção de carro clássicos que citei aqui nesse post, com explicação sobre os mesmos e a degustação que inclui 4 vinhos e tapas para harmonizar. Duração aproximada: 45min. Valor: $ 1.200 pesos uruguaios;
  • La Experiencia Bouza: após uma visita guiada, almoço harmonizado com 5 etapas, sendo que tem duas opções por etapa. Caso você escolha essa opção, o serviço de transporte da própria vinícola pode ser agendado sem custo adicional. Duração aproximada: 2h15min. Valor: $ 3.300 pesos uruguaios;
  • Além do almoço à la carte e um menu composto com pratos de cozinha internacional, com forte influência uruguaia e espanhola.

Mais informações

  • Endereço: Cno. de la Redención 7658 | Montevidéu, Uruguai;
  • Mais detalhes aqui.

Para ver mais dicas de Montevidéu é só clicar aqui

One Reply to “Uruguai | Visita guiada e degustação de vinhos na Bodega Bouza, uma vinícola boutique em Montevidéu”

  1. O que comprar no Uruguai (e trazer na mala) - Meu mapa-múndi says: 08/08/2020 at 12:10

    […] Tem post aqui no blog sobre a minha visita na vinícola na vinícola. Pra ler é só clicar aqui. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*