O que você está procurando?

E esse é o post sobre o terceiro e último dia de passeios pelo Deserto do Atacama.

Por mais que eu desejasse conhecer todos os lugares que eu fui, as Lagunas Altiplânicas estavam no topo da lista. E já adianto: mesmo criando uma super expectativa, me surpreendi muito!

Reserva Nacional Los Flamencos

Distância de San Pedro: + ou – 60km | Altitude: varia entre 2.300m e 4.100m

O dia começou às 8h, quando o micro-ônibus me buscou no hostel para irmos para o nosso primeiro destino, o Salar de Atacama.

Salar de Atacama

O salar é um deserto de sal e eu já tinha visitado uma parte dele no primeiro dia de passeio (Laguna Tebinquiche), mas as duas atrações ficam em lados oposto. Esse deserto de sal faz parte do complexo da Reserva Nacional Los Flamencos e tem 3.000 km².

Chegamos na reserva e ficamos em um lugar (tipo uma casa, essa da foto) onde foi servido o café da manhã e nos passaram explicações sobre o local.

Lagunas Chaxas

Depois disso fomos caminhando pela estrada de sal até chegar nas Lagunas Chaxas, onde os flamingos vivem. Tem dois caminhos, a estrada mais estreita e com curvas e a estrada mais larga e reta. Eu fui por uma e voltei por outra. Esse trecho é bem tranquilo, pertinho.

São duas lagoas, uma que fica do lado direito da estrada:

E a outra do lado esquerdo, que acho que foi a que eu mais gostei. O vulcão (na esquerda) em último plano é o Lascar, que está ativo e iniciou a nova etapa de erupções em 2006.

O deserto é uma aula de geografia pra vida e algumas das coisas mais interessantes que descobri no salar foram:

  1. Os flamingos nascem claros (na cor cinza ou branca) e vão adquirindo a coloração mais rosada/avermelhada através da alimentação. Flamingos se alimentam de artêmias, que nesse caso vivem dentro das Lagunas Chaxas – e pudemos vê-las de pertinho em um aquário dentro daquela casa que comentei no início do post (onde tomamos café da manhã). Artêmias são crustáceos e possuem um corante que acumula no corpo do flamingos e, de acordo com a acentuação da cor, é possível diferenciar as espécies.
  2. Nessa região habitam apenas 3 tipos/espécies de flamingos: Chileno, Andino e James.

Pueblo Socaire

Saindo do salar nós paramos no vilarejo Socaire e o guia nos contou um pouco sobre a cultura dos Tiahuanaco, uma civilização pré-incaica que conseguiu desenvolver um método de agricultura usado até hoje na região dos Andes.

Adorei o contraste do adobe + azul do céu + vegetação.

Almoçamos no restaurante El Paso, onde nos ofereceram duas opções de cardápio: alguma coisa que eu não lembro o que era e patasca, que foi o que eu pedi. Patasca é um prato típico da região andina do Perú, Bolívia, Argentina e Chile (mas em cada país a receita sofre alteração). No Chile a patasca é tipo uma sopa preparada com carne de porco ou cabra, com milho cozido e, aparentemente, alguns legumes. Essa refeição já estava incluída no pacote.

De lá fomos para um dos passeios mais aguardados da viagem.

Lagunas Altiplânicas

As Lagunas Altiplânicas também ficam localizadas na Reserva Nacional Los Flamencos, mas neste momento já estávamos a mais ou menos 115km de distância de San Pedro e a uns 20km de Socaire. A altitude nessa região das lagunas é de mais de 4.000m e eu fiquei sem adjetivos pra descrever a paisagem.

Laguna y vulcano Miscanti

Dá pra sentir a altitude, mas não cheguei a ficar enjoada como no passeio dos geysers – talvez por eu já ter me acostumado um pouco com a altitude, talvez por não ser tão cedo, talvez pela estrada não ter tantas curvas, talvez por todas as opções juntas.

Se olharmos a Lagoa Miscanti de frente podemos avistar o vulcão com o mesmo nome a esquerda. São 15km² de lagoa e a sensação de estar dentro de um quadro, de uma pintura, de um papel de parede, sei lá. Chega a ser quase inacreditável de tão lindo!

É incrível poder presenciar algo assim!

 

 

A Lagoa Miscanti recebe água das chuvas de verão, da infiltração subterrânea das chuvas e das vertentes termais. E de lá já avistamos o Vulcão Miñiques, que fica a direita e “esconde” a lagoa que recebe o mesmo nome.

Vale lembrar que é uma reserva e tem animais não domesticados soltos, ou seja, não é possível chegar até a água e caminhar sem rumo por lá. A área para circular é restrita e bem sinalizada.

Laguna y vulcano Miñiques

A Lagoa Miñiques é menor que a outra e possui apenas 1,5km². Quando chegamos na segunda lagoa o Vulcão Miñiques fica a esquerda e neste momento não conseguimos mais avistar a primeira lagoa.

As duas lagoas são interligadas através de um canal subterrâneo e essa menor (Miñiques) recebe água da maior (Miscanti).

Não sei o porquê e não sei se isso só acontece em dias mais nublados, mas o tom da água da Miscanti é mais azulado, enquanto o tom da água da Miñiques é esverdeado.

Antes de ir embora eu perguntei pro guia se ele conseguia se acostumar com a beleza do lugar, mesmo visitando as Lagunas Altiplânicas todos os dias, e ele respondeu “e tem como?”. Não tem! Que lugar incrível! Mesmo estando lá era difícil acreditar que essas paisagens eram reais, de tão perfeitas.

A próxima foto foi tirada em movimento e talvez não dê pra enxergar direito, mas na estrada pra chegar e sair das lagunas é possível ver que o solo é diferente e irregular. O guia nos explicou que tal deformação foi causada pela lava dos vulcões da região (quando ativos).

Pueblo Toconao

Fizemos uma parada nesse povoado e depois retornamos para San Pedro de Atacama.

Para ver mais dicas do Deserto do Atacama é só clicar aqui.

Para saber sobre preços, agência de passeios, o meu roteiro completo e mais detalhes é só clicar aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*