O que você está procurando?

A Pedra Furada é um dos principais cartões postais de Jericoacoara, no Ceará.

Essa atração geralmente não está inclusa nos passeios convencionais já que, independente do caminho, você terá que percorrer algum trecho a pé.

Nesse post eu conto os caminhos para chegar na Pedra Furada:

Pela Praia da Malhada

Caminhando pela Praia da Malhada, no sentido oposto das dunas de Jeri.

Dizem que esse caminho pela praia é lindo e passa por algumas grutas, mas nem sempre é acessível, tem que ficar atento à maré.

Morro do Serrote

Por uma trilha de mais ou menos 40min, com vista para o mar e pra cidade

A indicação é seguir pela trilha (que é bem demarcada, mas não sinalizada) até chegar próximo ao farol. Nesse ponto você pode pegar uma trilha a esquerda e descer até a Pedra Furada por um caminho mais íngrime ou seguir mais uns 10/15 minutos e descer pelas dunas.

Caso você desça pelas dunas, você ainda tem que percorrer um trecho até a Pedra Furada pela beira da praia. Eu não vi o farol e acabei indo por esse caminho dunas + beira da praia, que é lindo! Valeu a pena não ter visto o farol…

Sobre o trecho abaixo: não precisei ir pela água, consegui ir pelas pedras, contornando pela esquerda.

E no segundo plano a gente já consegue ver a Pedra Furada!

Voltei pela primeira opção, no caminho mais íngrime e com pedras soltas, mas não é o fim do mundo. É mais fácil subir do que descer.

Buggy ou 4×4 + caminhada

Alguns passeios incluem essa atração, mas é impossível chegar até a pedra de buggy ou 4×4, tem que caminhar uma parte.

O trecho final demora uns 20min caminhando pela praia com alguns trechos com pedras. Esse trecho é o mesmo que postei ali em cima, após descer as dunas de areia, no caminho via Morro do Serrote.

A Pedra Furada

Como o próprio nome já diz, a Pedra Furada tem um furo, uma fenda no meio dela. Acredita-se que essa formação foi esculpida pelas ondas do mar.

Muita gente acaba não indo até a pedra por achar que o programa não tem graça, mas eu amei! A paisagem é linda!

Alguns detalhes importantes

  • É tranquilo fazer a trilha de chinelo, mas não se esqueça de levar água e caprichar no protetor solar;
  • Leve dinheiro, pois chegando na Pedra Furada geralmente tem uma pessoa vendendo agua mineral e água de coco. Se for o Videon, ele é muito gente boa e super prestativo pra tirar fotos;
  • Se programe para ir cedo! Eu comecei a trilha um pouco antes das 7h e achei um ótimo horário. Lá pelas 9h o sol já tá muito forte e as excursões chegam. Acredite, as pessoas fazem fila pra tirar foto na pedra;
  • No mês de julho é possível ver o sol se pôr dentro da Pedra Furada. Parece lindo!
  • Tem pessoas que fazem o trecho até o farol de charrete, mas vale refletir se esse é o tipo de turismo que você quer incentivar.

Para conferir mais posts com dicas de Jeri, clique aqui.

Para mais dicas e stories, siga o Meu mapa-múndi no Instagram.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*