O que você está procurando?

O Castelinho Caracol é um dos principais pontos turísticos de Canela, na Serra Gaúcha.

O Castelinho Caracol

O casarão foi construído entre 1913 e 1915, feito com madeira araucária, que é característica aqui do sul do Brasil. As paredes externas foram erguidas sem pregos, todas encaixadas.

Originalmente foi a residência do casal Pedro e Luiza Franzen, descendentes de imigrantes alemães. E em 1985, o casarão acabou sendo transformado em museu e passou a ser aberto para visitações.

Ao todo o Castelinho Caracol tem 18 ambientes, onde preservam todos os móveis e itens de decoração da época.

A visitação dá direito a percorrer todos os cômodos: quartos, quartos de brinquedos, quarto de costura, banheiro, sala de jantar, sala de música, sala de chá, cozinha, escritório, além do jardim e a casa de carpintaria.

Cozinha e o melhor apfelstrudel da Serra Gaúcha

Enquanto você percorre o casarão e se aproxima da cozinha, você começa a sentir o perfume maravilhoso do tradicional apfelstrudel, uma torta de maçã maravilhosa de origem austríaca e muito comum na Alemanha. Eu estive lá em 2015 e lembro do cheiro de maçã pela casa até hoje.

O apfelstrudel é uma das minhas tortas favoritas e a do Castelinho Caracol vem de uma receita familiar, que hoje está na 5ª geração.

A foto não é das melhores, mas o gosto… é perfeito! Com certeza foi um dos melhores apfelstrudel que eu já comi! ♥

Ele pode ser acompanhado por sorvete de creme ou nata batida. Na época (em 2015) eu escolhi com sorvete, mas hoje eu prefiro com nata.

Um passeio super agradável para incluir no roteiro Gramado e Canela, na Serra Gaúcha!

Mais informações

  • Preço: Adultos R$ 10; idosos R$ 5 e crianças até 10 anos não pagam;
  • Endereço: Estrada do Caracol Km 03, S/Nº – Canela;
  • Funcionamento: todos os dias, das 9h às 13h e das 14h20 às 17h40;
  • Mais detalhes aqui.

Para mais dicas e posts de Gramado e Canela, clique aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*