O que você está procurando?

Escrevi um post contando sobre as minhas três visitas na vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira, e para ler todos os detalhes é só clicar aqui.

Nesse post eu também comentei que, para a minha sorte, fui em dois jantares harmonizados na Don Giovanni na mesma semana, uma em um evento da empresa que eu trabalho e a outra foi com o projeto Vinhos por Aí.

O Jantar Harmonizado

Eu amo jantar ou almoço harmonizado! Acho que é uma forma de potencializar a experiência e os sabores.

O jantar da Don Giovanni é super tradicional e todos os pratos são harmonizados com vinhos e espumantes da própria vinícola. Ele acontece aos sábados e é aberto ao público geral, ou seja, não é apenas para os hóspedes da pousada (que fica dentro da vinícola).

O jantar também acontece em outros dias da semana, quando tem um grupo de, no mínimo, 15 pessoas. Nesse caso você pode escolher o menu, de acordo com as opções que o restaurante oferece.

Ambiente

O restaurante onde acontece o jantar fica no “porão” de um casarão histórico, dos anos 30. Esse casarão é a pousada da Don Giovanni, que fica dentro da vinícola, em Pinto Bandeira, Serra Gaúcha.

O lugar é aconchegante, meia luz, com decoração composta por elementos coloniais, retratos da família. Adorei!

E outra coisa legal é que os temperos, hortaliças e legumes do restaurante são todos produzidos na própria vinícola!

Couvert

Acabei não tirando foto, mas o couvert servido foi uma pasta de berinjela, pão colonial e azeite de oliva.

Mas aproveito para mostrar alguns detalhes: o anel do guardanapo é aquele arame que envolve a rolha do espumante (a gaiola), já a rolha está cortada pela metade e serve como apoio de talher. Adorei!

Entrada

Nas duas vezes que eu estive lá a entrada foi uma salada, mas eram diferentes: uma era com manga e a outra com tomate cereja.

Na foto, folhas verdes, tomate cereja e calda de vinho, harmonizado com espumante Brut Don Giovanni 24 meses.

Primeiro Prato

O primeiro prato é um risoto e o mais famoso deles é o de alcachofra. Eles produzem, em média, 20 mil alcachofras por ano, apenas para o uso no restaurante.

Infelizmente quando eu fui não tinha essa opção porque as alcachofras seriam colhidas nos dias seguintes. O nosso risoto foi o de abobrinha e queijo (que estava maravilhoso), harmonizado com vinho branco Don Giovanni Chardonnay. Amei!

Segundo Prato

O segundo prato foi um frango com passas de uva e cebola, acompanhado de batata assada com alho e alecrim. Esse frango é preparado na cerveja durante quatro horas e ele foi, sem mentira, um foi um dos melhores frangos que eu já comi na vida! Muito saboroso!

A harmonização foi com o vinho tinto Don Giovanni Merlot.

No primeiro jantar que estive lá nós estávamos em um grande grupo e optamos pelo filé mignon na manteiga e sálvia, vegetais marinados no azeite de oliva. Estava muito gostoso, mas não tem como comparar com o frango!

Sobremesa

A sobremesa foi uma torta de limão com calda de espumante. Para harmonizar, espumante Stravaganzza Demi-sec.

No outro dia que eu jantei lá a sobremesa foi um sorvete artesanal com figo em calda, acompanhado de espumante Stravaganzza Demi Sec (12 meses).

Esse jantar sensacional fechou o dia com chave de ouro! ♥

Já comentei isso em outro post, mas vale reforçar: o atendimento deles é impecável, a equipe toda é muito querida e atenciosa.

Mais informações

  • Preço: o jantar harmonizado custa R$ 150, incluindo o couvert, entrada, dois pratos principais, sobremesa, as bebidas que harmonizam cada etapa e água (com ou sem gás) durante o jantar.
  • Endereço: VRS 805, Linha Amadeu (28), km 12 – Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul;
  • Funcionamento: o jantar acontece aos sábados, inclusive para não-hóspedes da pousada, às 20h. Para o jantar acontecer outro dia da semana é necessário ter um grupo de, no mínimo, 15 pessoas.
  • É essencial fazer reserva;
  • Mais detalhes aqui.

*O jantar foi realizado a convite do projeto Vinhos por Aí e fez parte do roteiro de motor home pela Serra Gaúcha.

One Reply to “Serra Gaúcha | O tradicional jantar harmonizado da vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira”

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*