O que você está procurando?

Há tempos que eu queria visitar a vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha e em outubro do ano passado eu conheci. Gostei tanto que voltei alguns dias depois e, novamente, em janeiro desse ano.

Deixa eu explicar: em outubro eu fiquei hospedada por duas noites lá na pousada (que tem dentro da vinícola) em um evento da S7, empresa de Intercâmbio que eu trabalho. Foi uma imersão de trabalho e enoturismo na Don Giovanni. Alguns dias depois eu fui convidada pela Gisa, que tem o projeto Vinhos por Aí, para participar da primeira edição do roteiro de motor home. Foi incrível e contei a experiência completa aqui no blog.

Para finalizar, em janeiro desse ano eu passei um final de semana e acabei dando um pulo na Don Giovanni para conhecer o mar de girassóis que a vinícola tem essa época do ano.

Tudo isso já adianta um pouco desse post: a Don Giovanni virou uma das minhas vinícolas favoritas!

A Vinícola Don Giovanni

A Don Giovanni é um complexo enogastronômico, uma opção perfeita para quem busca uma imersão em vinhos e espumantes de qualidade, aliado a experiências customizadas. Uma experiência completa com um atendimento super especial!

Pinto Bandeira, Indicação de Procedência (IP), Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira

A vinícola Don Giovanni está a 720 metros de altitude, localizada no município de Pinto Bandeira, pertinho do Caminhos de Pedra, a 12km de Bento Gonçalves e a uns 25km do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

Há 10 anos a região conquistou o selo de Indicação de Procedência (IP). Isso quer dizer que os vinhos e espumantes passam por um controle de qualidade que regula a produção, de forma que mantenha sempre a qualidade e siga os pré-requisitos estabelecidos.

Além disso, a região aguarda a aprovação do selo de Denominação de Origem (DO), Altos de Pinto Bandeira, selo exclusivo para os espumantes produzidos a partir do método tradicional (champenoise).

História

A Don Giovanni é uma vinícola familiar, que já está na quarta geração.

A história começou há algumas décadas e, onde hoje é a vinícola, já foi uma área destinada à produção de Conhaque da marca Dreher.

Os irmãos Paola, Fábia e André Dreher Giovannini são os atuais proprietários da vinícola, a qual foi adquirida da empresa Dreher pelo casal Ayrton Giovannini e sua esposa Beatriz Dreher Giovannini, idealizadores de todo o complexo.

Hospedagem: Pousada Don Giovanni

A hospedagem fica dentro da vinícola Don Giovanni, em um casarão antigo, de 1930 e que foi transformada em pousada em 1977.

Além do casarão, a vinícola tem também uma cabana, que comporta até cinco pessoas e espaço de lazer, como piscina e churrasqueira.

Para ler o post completo com todos os detalhes da pousada e toda a estrutura é só clicar aqui e conferir o post completo.

Jantar Harmonizado

O jantar harmonizado é realizado no casarão da pousada e é perfeito para fechar o dia na vinícola com chave de ouro! Inclusive foi lá que comi um dos melhores frangos da minha vida.

Caso você esteja na região, saiba que aos sábados o jantar é aberto ao público.

Para saber como foi esse jantar sensacional é só clicar aqui e conferir o post, onde conto todos os detalhes.

Visita técnica | Tour pela vinícola

Tanto na primeira, quanto na segunda vez que eu estive na vinícola o tour, visitação e degustação foram “comandados” pelo Daniel Panizzi, diretor da Don Giovanni.

Uvas, vinhedos e produção

A propriedade onde se encontra a Don Giovanni tem 50 hectares, sendo 17 hectares de vinhedos, onde são plantadas diversas variedades de uvas, todas cultivadas em vinhedos próprios.

Destaque para as que melhor se adaptaram na região: Chardonnay, Pinot Noir, Merlot e Cabernet Franc.

Atualmente a Don Giovanni produz de 70 mil garrafas ano, sendo 80% espumantes.

A Don Giovanni utiliza práticas sustentáveis, respeitando o calendário astrológico. Ao invés de fertilizantes químicos, o adubo é feito na própria propriedade, com resíduos da produção e esterco de animais.

Degustação de vinhos e espumantes Don Giovanni

Como comentei lá em cima, a Don Giovanni proporciona uma experiência completa, sendo que muitas podem ser personalizadas, e a degustação é uma delas.

Tem a degustação tradicional, com visita ou sem visita pela vinícola, degustação na cave, degustação vertical… O importante é entrar em contato agendando!

Quando estive lá pela primeira vez nós fizemos a degustação tradicional, com três espumantes, todos feitos a partir do método tradicional:

• Don Giovanni Nature
  • Don Giovanni Ouro
  • Stravaganzza Brut

Eu gostei muito de todos, especialmente o Nature e DG Ouro. Sensacionais!

A foto abaixo é a cave, onde está o “tesouro” da vinícola, como o Cabernet Franc de 1990.

É nesse ambiente onde são feitas as degustações mais especiais, as experiências personalizadas que comentei.

Cave Don Giovanni
Cabernet Franc Don Giovanni de 1990

Caminhada pelos vinhedos, “pinholada” e brinde ao pôr do sol

Depois da degustação, uma caminhada pelos vinhedos, para conhecer um pouco mais sobre a estrutura e história da vinícola.

E pelo caminho, pessegueiros! Eu acho lindo ver a floração de pessegueiros e Pinto Bandeira fica repleta dessas árvores durante a primavera.

A caminhada nos levou até o mirante da vinícola, onde esperamos o espetáculo do pôr do sol com uma “pinholada”, com os pinhões feitos na brasa. Foi a primeira vez que eu comi pinhão desse jeito e eu adorei!

O pinhão é super tradicional no sul do Brasil, em função da araucária ser uma árvore típica da nossa região. Eu amo araucárias!

Um brinde ao pôr do sol e essa experiência maravilhosa!

O brinde foi feito com o espumante Don Giovanni Brut Rosé, que é simplesmente um dos meus rosés favoritos e harmoniza perfeitamente com as cores desse céu! ♥

Eu amo pôr do sol! Pra mim é sempre um momento especial, mas brindando com espumante é melhor ainda, né? ♥

Outras experiências na vinícola

Como escrevi lá em cima, a Don Giovanni proporciona diversas experiências.

Quando estive hospedada por lá, em uma das noites nós tivemos o jantar harmonizado e, na outra, um churrasco. Eu amo churrasco e esse aí estava especial. Posso dizer que foi um dos melhores que eu já comi!

O churrasco foi feito pelo seu Valdecir (conhecido como Xirú), uma pessoa super carismática (assim como toda a equipe da DG) que trabalha há anos na vinícola.

Para acompanhar, conhecemos os vinhos da vinícola. Todos sensacionais, mas o Cabernet Sauvignon foi o meu favorito!

Piquenique

Recentemente a vinícola passou a oferecer também a opção de piquenique, com frios e itens coloniais, sendo a maior parte produzida na própria Don Giovanni.

Eu adoro piquenique e já estou querendo fazer uma nova visita à vinícola para curtir essa experiência!

Update fevereiro 2021

Acabei retornando à vinícola no verão de 2021 para conhecer o piquenique no Bosque Nature, um espaço que une vinho e gastronomia que é assinado pelo chef Rafael Jacobi e fica nos jardins da Don Giovanni. Para saber mais sobre a experiência é só clicar aqui.

Nas fotos abaixo, o espumante Don Giovanni Blanc de Blanc e vinho Don Giovanni Chardonnay. Eu amo esses dois rótulos da vinícola!

Um mar amarelo: plantação de girassóis

Esse mar de girassóis foi o motivo por eu ter dado um “pulo” na Don Giovanni no início desse ano.

Os girassóis servem para “distrair ” insetos e aves e não atrapalhar a colheita das uvas.

Fiz um post com mais fotos e detalhes, para ler é só clicar aqui.

Fevereiro 2021

A Don Giovanni é um daqueles lugares que a gente vai embora já querendo voltar, tanto é que eu voltei e pretendo retornar mais vezes! A vinícola é encantadora e aconchegante, com uma equipe atenciosa e simpática.

Todas as experiências foram incríveis e se hospedar no meio dos vinhedos torna tudo mais especial. ♥

Mais informações

• Endereço: VRS 805, Linha Amadeu (28), km 12 | Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul;
  • Valores: a visitação à vinícola custa R$ 25 e o valor pode ser revertido em compras; o tour pelos vinhedos e brinde ao pôr do sol é R$ 40. A hospedagem varia entre R$ 450 a R$ 750, depende o tipo de quarto/cabana e para quantas pessoas, mas durante alguns dias da semana têm bons descontos de até 50%; O jantar harmonizado custa R$ 150, inclui couvert, entrada, dois pratos, sobremesa, além de toda a harmonização com vinhos e espumantes da Don Giovanni. Para outras experiências, consulte valores com a vinícola;
  • Independente da experiência, é essencial fazer reserva;
  • Funcionamento do varejo, visita e degustação: de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h; sábado, das 9h às 17h30; domingos e feriados, das 9h às 13h;
  • Mais detalhes aqui.

*Esse post reuniu experiências realizadas em uma viagem a trabalho, pela S7 Intercâmbio, outras foram realizadas à convite da Gisa, fazendo parte do roteiro de motor home no projeto Vinhos Por Aí e, por fim, por algumas experiências foram realizadas por contra própria.

3 Replies to “Serra Gaúcha | Experiência completa na Vinícola e Pousada Don Giovanni, em Pinto Bandeira”

1. Hospedagem em meio aos vinhedos na Pousada e Vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira - Meu mapa-múndi says: 10/04/2020 at 22:54

[…] dois posts contando todos os detalhes do complexo enogastronômico da Don Giovanni, um com dicas da vinícola, desde a história, processos, degustação, brinde durante o pôr do sol e outra… e um outro post sobre o tradicional jantar […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>