O que você está procurando?

A convite do Vinhos Por Aí, um projeto da jornalista e sommelier Gisa Guerra sobre o mundo dos vinhos e enoturismo, eu participei no último sábado de um roteiro muito legal de motorhome pelo Vale dos Vinhedos e região.

Essa foi a primeira edição do projeto e todos os roteiros são personalizados de acordo com o perfil dos clientes.

Quem me acompanhou nessa experiência foi a Clarissa Oliveira do Oliveiras Por Aí, a Aline Rocha do Sem Pressa de Voltar e a Bárbara Pedroso do Bárbara Pelo Mundo.

A Gisa

A Gisa Guerra é jornalista e há alguns anos fez o curso de sommelier pela ABS-RS. Apaixonada pelo mundo do vinhos, criou o Vinhos por Aí para abordar o assunto e divulgar alguns dos eventos que ela organiza.

Foto: Divulgação

O motorista

O motorista do motorhome é o Sr. Guerra, pai da Gisa. Ele trabalhou como motorista durante muitos anos, o que reforça ainda mais a segurança do passeio.

O motorhome

Eu fiquei impressionada com o motorhome!

Ele é legal por fora, mas por dentro… A estrutura é sensacional! Tudo bem pensado e planejado, além de ser super aconchegante! Eu adorei e já fiquei sonhando com uma road trip por todo o Rio Grande do Sul (e porque não Uruguai?).

Dentro do motorhome tudo é funcional! Tem cama de casal, além de outras duas adaptáveis, banheiro, chuveiro, televisão, cozinha (com geladeira tamanho normal), mesa, bancos para sentar, wifi…

O projeto do motorhome

O objetivo do projeto é criar roteiros personalizados pela Serra Gaúcha em um meio de transporte diferente do convencional, proporcionando uma experiência incrível em que só o deslocamento já é um passeio muito legal.

O motorhome tem capacidade para 4 pessoas, além da Gisa e do Sr. Guerra.

Como funciona

O meu roteiro de sábado foi um piloto, a primeira edição.

O nosso ponto de partida foi Porto Alegre e durante o sábado nós visitamos três vinícolas, com diferentes experiências em cada uma delas. Foi um bate-volta e no final do dia retornamos para Porto Alegre.

A ideia da Gisa é que os roteiros sejam personalizados de acordo com o perfil dos passageiros. Ou seja, nenhuma viagem precisa ser igual a outra e cada experiência é única.

O nosso roteiro

Primeira parada: café da manhã | São Sebastião do Caí

A nossa primeira parada foi para o café da manhã, em São Sebastião do Caí.

A Gisa escolheu essa cidade por não ser muito longe de Porto Alegre (e não ficarmos muito tempo sem comer) e também para não ficar muito próximo da visita à primeira vinícola.

O café da manhã foi dentro do próprio motornome. Tudo super caprichado, com muitas delícias e detalhes queridos.

Tinha pães, salada de frutas, suco, leite, café, água com e sem gás, bolo com brigadeiro (que a mãe da Gisa que fez e estava uma delícia), manteiga, queijos, frios, geléias e caponata – essas últimas foram feitas pelas tias da Gisa, que moram em São Marcos.

Segunda parada: Vinícola Dal Pizzol | Faria Lemos

A nossa segunda parada foi na Dal Pizzol, em Faria Lemos (distrito de Bento Gonçalves).

Eu estava super curiosa para conhecer essa vinícola e, quando chegamos lá, tivemos uma surpresa: a degustação de vinhos era às cegas! Foi muito legal porque é uma experiência totalmente sensorial.

Escrevi um post contando a experiência completa. Para ler é só clicar aqui.

A Dal Pizzol tem uma super estrutura com diferentes projetos: Enoteca que funciona na antiga olaria da família e hoje serve para armazenar os vinhos produzidos pela empresa desde 1974; Vinhedos do Mundo, com cerca de 400 variedades de uvas de 30 países, além de animais domésticos e silvestres que andam soltos pela propriedade e mais de 300 espécies de árvores e plantas, todas catalogadas, sendo algumas relacionadas ao vinho (como é o caso do carvalho).

Tanto a degustação quanto o tour foram guiados pela Suelen, que nos recebeu muito bem!

Terceira parada: Vinícola Larentis | Vale dos Vinhedos

Eu adoro a Larentis e essa foi a minha terceira visita à vinícola.

Fizemos uma degustação de 5 rótulos de vinhos e espumantes, visitamos a cave (que é relativamente nova) e fizemos o famoso piquenique que eles oferecem. Para a nossa sorte, o dia estava lindo!

Bárbara, eu, Clarissa e Aline

E o nosso piquenique teve uma sobremesa especial: um sagu delicioso feito pela mãe da Gisa. Eu nem sou muito fã de sagu, mas esse aí estava especial!

Quarta parada: Vinícola Don Giovanni | Pinto Bandeira

Há tempos que eu queria conhecer a Don Giovanni, em Pinto Bandeira, e por coincidência, acabei ficando hospedada lá em uma viagem a trabalho alguns dias antes do roteiro com a Gisa, mas isso é assunto para outro post!

Durante a nossa visita à Don Giovanni, o Daniel Panizzi, diretor da (DG), nos contou um pouco sobre a estrutura e a produção de vinhos e espumantes da vinícola.

Depois do tour, nós caminhamos pelos vinhedos até chegar em um mirante, num ponto alto da Don Giovanni, onde brindamos o dia com um pôr do sol lindo – e espumante, é claro! Para ler mais sobre a vinícola Don Giovanni é só clicar aqui.

E para fechar com chave de ouro essa experiência incrível, tivemos um jantar harmonizado delicioso na própria vinícola, com um combo que eu amo: ambiente agradável, comidas e bebidas maravilhosas e atendimento impecável!

Para saber todos os detalhes do jantar é só clicar aqui.

Depois do jantar nós retornamos para Porto Alegre.

Mais informações

Pra quem quiser saber mais detalhes e programar o seu roteiro de motorhome com Gisa é só enviar um e-mail para vinhosporai@gmail.com ou através de mensagem no Instagram @vinhosporaioficial, onde inclusive tem dicas sobre vinhos e alguns outros eventos que a Gisa organiza.

Muito obrigada pelo convite, Gisa! Foi um dia incrível! Muito sucesso e vida longa a esse projeto! ♥

Pra acompanhar todos os meus stories desse dia é só clicar aqui e para ver o vídeo oficial do projeto é só clicar aqui (IGTV Vinhos por Aí).

3 Replies to “Projeto Vinhos por Aí | Enoturimo de motorhome pelo Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha”

  1. Dicas dos melhores vinhos tintos brasileiros para comprar por até R$ 50 reais - Meu mapa-múndi says: 25/07/2020 at 10:07

    […] Além do catálogo de vinhos e espumantes, o Vinhos Por Aí tem um projeto muito legal com tours de motorhome por vinícolas do Rio Grande do Sul. Para saber sobre a minha experiência e o meu roteiro é só clicar aqui. […]

  2. Dicas de bate-volta partindo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul - Meu mapa-múndi says: 09/09/2020 at 15:19

    […] A experiência foi incrível e eu fiz um post especial contando todos os detalhes. Para saber tudo é só clicar aqui. […]

  3. Serra Gaúcha | Experiência completa na Vinícola e Pousada Don Giovanni, em Pinto Bandeira - Meu mapa-múndi says: 26/05/2021 at 19:42

    […] Deixa eu explicar: em outubro eu fiquei hospedada por duas noites lá na pousada (que tem dentro da vinícola) em um evento da S7, empresa de Intercâmbio que eu trabalho. Foi uma imersão de trabalho e enoturismo na Don Giovanni. Alguns dias depois eu fui convidada pela Gisa, que tem o projeto Vinhos por Aí, para participar da primeira edição do roteiro de motor home. Foi incrível e contei a experiência completa aqui no blog. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*