O que você está procurando?

Já começo o post explicando que é difícil explicar o que é o Sleep no More, em Nova York.

Não vou dar nenhum spoiler nesse post, vou contar um pouco como funciona e como foi a minha experiência. Por mais que você leia sobre o espetáculo, nada chega perto da experiência que você vai vivenciar lá.

Sleep no More

O Sleep no More é um espetáculo imersivo da Off Broadway, uma experiência única.

Ele é inspirado em Macbeth, uma obra de Shakespeare que se passa na Escócia. A produção é nova yorkina, mas ele é criado pela companhia de teatro britânica Punchdrunk.

O espetáculo acontece em mais de 100 ambientes de um hotel “abandonado” e a apresentação cíclica. São três horas de espetáculo e cada personagem faz um “loop” de uma hora. Ou seja, em uma noite cada ator repete 3x as mesmas cenas. Como são muitos detalhes, eu aconselho chegar em um dos primeiros horários, para ver tudo sem pressa.

Mas tem muitos mais detalhes que fazem essa experiência ser tão incrível.

Onde acontece o Sleep no More

O Sleep no More acontece no The McKittrick Hotel, um hotel que funciona exclusivamente para o Sleep no More e alguns outros eventos e festas.

Antes de começar o Sleep no More

Depois de comprar o ingresso antecipado (esgota fácil), você vai até o The McKittrick Hotel na hora do espetáculo. É importante chegar um pouco antes do horário que está no seu ingresso.

Na entrada tem uma chapelaria onde você deixa todos os seus pertences. Eu levei apenas o meu celular no bolso. Não é permitido usar o celular durante o espetáculo, mas antes dele começar sim.

Passando a chapelaria você vai caminhar por um percurso escuro e vai fazer o check-in, afinal, estamos em um hotel. Lá você receberá uma carta de baralho – e nesse momento a pessoa que entregou a carta disse “good luck” (boa sorte).

Enquanto o espetáculo não começa, você pode curtir o bar do hotel, Manderley Bar, um lugar muito legal que faz com que você se sinta nos anos 20, na época dos bares ocultos/speakeasy. Provavelmente vai estar tocando um jazz.

Aos poucos uma pessoa anuncia um número de carta do baralho e pede que todos que têm essa carta coloquem uma máscara (que eles entregam nesse momento) para iniciar o espetáculo. Depois disso você entra em um elevador com mais algumas pessoas e vai para o último andar do hotel. As pessoas vão entrando por grupos de acordo com o número da carta do baralho, todas de máscara.

Regras e como funciona durante o Sleep no More

  • Você deve usar a máscara o tempo inteiro, do início ao fim do espetáculo. E já adianto: pode levar a máscara para casa;
  • Os atores não usam máscaras, mas tem algumas pessoas da equipe de “apoio” (caso algo aconteça) que ficam paradas em alguns cantos. Essas pessoas usam máscara preta e é fácil de diferenciar da gente (nós usamos as máscaras brancas);
  • Não pode conversar absolutamente nada durante todo o espetáculo;
  • Você pode – e deve – percorrer todos os 100 ambientes dos 5 andares do hotel, ir e vir quantas vezes quiser;
  • Não tem uma ordem. Você é livre para transitar e assistir o que quiser;
  • Você pode tocar em todo o cenário, exceto nos atores (são em torno de 20 pessoas);
  • Cada ator conta a sua história e tudo está interconectado, acontecendo de forma simultânea nos diferentes ambientes;
  • Você não pode usar o celular ou qualquer outro eletrônico;
  • O teatro é mudo, então você não precisa se preocupar com o idioma;
  • É proibido tirar foto ou filmar;
  • É proibida a entrada de menores de idade;
  • Aconselha-se a ir com roupa e calçados confortáveis. Se você quiser percorrer todos os cenários e todos os “núcleos” com elencos, você vai caminhar bastante, subir e descer escadas;
  • Caso você canse ou queira fazer uma pausa, pode descer até o bar e depois voltar para o espetáculo;
  • Em geral os cenários são escuros. Alguns simulam um cenário aberto, outros são claramente fechados – mas nada é ao ar livre de verdade. E tudo é muito perfeito!
  • O ato final acontece uma única vez e todos os outros “atos” acabam direcionando para o ambiente do grand finale.
Fonte: Divulgação
Fonte: Divulgação
Fonte: Divulgação

Dá pra ir com mais gente?

Até dá, mas não é garantido que vocês entrem juntos. Como comentei ali em cima, cada pessoa recebe uma carta e a ordem para entrar no espetáculo depende dessa carta.

Pode ser que vocês se encontrem lá dentro? Pode ser, mas o objetivo é que cada um viva a sua própria experiência.

Como foi a minha experiência e o que eu achei

Eu saí de lá impactada com o espetáculo e, como eu comentei no início desse post, é difícil explicar Sleep no More.

Eu não cheguei a sentir medo, mas o clima de suspense é do início ao fim. E em muitos momentos eu me senti no meio daqueles sonhos malucos.

Acho muito difícil percorrer todos os ambientes e ver todas as cenas. Acho impossível as pessoas reagirem da mesma forma e seguirem o mesmo percurso. E essa é a graça, viver uma experiência única. Você não tem como conversar com ninguém sobre o que está acontecendo. É um mix de sensações muito louco e muito curioso!

Não tem certo ou errado e eu não planejei o percurso que eu estava fazendo. Não era “ah, vou terminar de assistir aqui e depois vou pro outro ambiente”. Tudo acabava fluindo e eu fui seguindo os meus instintos. E claro, muita coisa eu não entendi, mas acredito que isso também faça parte da experiência.

É incrível, recomendo muito! ♥

Manderley Bar

Depois do gran finale todo mundo pode curtir o bar e o show de jazz. durante o verão tem um terraço lindo, mas eu fui no inverno e fiquei apenas na parte fechada.

Curiosidades

  • O espetáculo já existe há alguns anos e sempre dizem que vai sair do cartaz. Se você tem a oportunidade, vá.  Não deixe para depois;
  • Dizem que algumas pessoas (gente como a gente) são “sequestradas” durante a peça. Eu vi uma pessoa sendo levada para um lugar fechado, mas provavelmente não vá ser algo que dure muito tempo;
  • Vários famosos já foram no Sleep no More, como é o caso do Justin Timberlake, Orlando Bloom, Matt Damon, Natalie Portman, entre outros;
  • O Sleep no More foi cenário para um dos episódios da série Gossip Girl. É só procurar por “The Big Sleep no More”, s05e07.

Ingressos

Eu comprei o ingresso direto no site do The McKittrick Hotel. É só clicar aqui e procurar pela data desejada. Estamos em setembro e a próxima data que eu vi disponibilidade é para o finalzinho do ano, sendo que o espetáculo acontece praticamente todas as noites. Deu pra perceber que os ingressos esgotam rápido, então é bom agilizar quando você já tiver data marcada para visitar Nova York!

Ah! Não tem ingresso digital e nem impresso. Quando você compra você envia o seu nome e é através dele que você fará o check-in no hotel.

Preços

Os preços variam de acordo com o tipo de ingresso, se tem bebida, mesa reservada, etc. Eu comprei o standard e paguei US$ 149. De qualquer forma acho que preço do standard varie. Olhei no site agora e vi que tinha por menos.

É caro pra caramba, mas achei que compensou muito!

A chapelaria é obrigatória para quem está com bolsa, mochila, etc. Ela custou US$ 4.

Eu achei o Sleep no More incrível e indico para todo mundo que tiver oportunidade. É uma experiência incrível! 

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*