O que você está procurando?

Como eu apenas passei o dia em Ouro Preto eu acabei fazendo uma única refeição por lá, que foi um almoço no restaurante e café Bené da Flauta, que fica em um casarão bem ao lado da igreja São Francisco de Assis.

Restaurante Bené da Flauta

O nome do lugar é uma homenagem ao Bené, artista local que usava pedaços de bambu ou cana para construir flautas e animar o público do festival de inverno da cidade.

Ouro Preto

Ouro Preto

Ouro Preto

Amei a fachada do restaurante, o contraste do azul e do amarelo, as floreiras e os azulejos do piso.

Ouro Preto

Ouro Preto

Ouro Preto

O menu é bem diversificado com opções de truta, salmão, bacalhau, torresmo e outros pratos tradicionais de Minas Gerais.

Eu optei pelo Menina do Sobrado, um prato com carne seca refogada no pirão de mandioca com purê de abóbora. Tava mara-vilhoso!

Ouro Preto

De sobremesa eu pedi um pastel de belém, que tava muuuito bom – mas não tanto quanto o pout-pourri de doces da terra que a minha mãe pediu, que era doce de leite, de mamão, de laranja, de coco, figo e goiabada. Pra acompanhar tinha um queijo de minas delicioso.

Ouro Preto

Ouro Preto

    Ouro Preto
Ouro Preto

Ouro Preto

No subsolo tinha uma adega.

Ouro Preto

Ouro Preto

O lugar era bem aconchegante, com uma vista linda da cidade e o atendimento era ótimo! Pelo que eu li é a melhor opção da cidade.

Mais informações

  • Eu não lembro exatamente os preços, mas o meu prato era em torno de R$ 50 e poucos reais (em 2016);
  • Endereço: Rua São Francisco de Assis, 32, Centro – Ouro Preto;
  • Mais detalhes aqui.

Café Cultural (fechado)

Antes de irmos embora da cidade a gente deu um pulo no Café Cultural, que fica em uma ladeira da Praça Tiradentes. Não consumimos nada no local, compramos algumas bebidas pra levar, inclusive a Ouropretana – que é uma cerveja local.

Ouro Preto

Achei o lugar super aconchegante e adorei as cadeiras descombinadas.

Ouro Preto

Ouro Preto

Endereço: Rua Cláudio Manoel, 15 – Centro. 

Enquanto eu procurava o site deles pra colocar mais informações aqui eu descobri que o café está temporariamente fechado e vai mudar de endereço. Quem quiser acompanhar mais informações é só clicar aqui.

3 Replies to “Gastronomia: onde comer e beber em Ouro Preto, Minas Gerais”

  1. Joao Alexandre Machado Pereira says: 24/03/2017 at 19:54

    Esse restaurante é indescritível, arquitetura maravilhosa , um barroco contrastando com as montanhas e igrejas como se estivéssemos no século XVIII. Ambiente muito agradável aliado a boa culinária mineira. Parabéns pela reportagem.

    1. Sophia Catalogne says: 26/03/2017 at 11:52

      Obrigada, João! Você descreveu muito bem, o lugar é maravilhoso! 🙂

  2. Quase tudo sobre Ouro Preto - Meu mapa-múndi says: 06/06/2017 at 22:43

    […] O próximo post sobre Ouro Preto é com dicas de onde comer e beber. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*