O que você está procurando?

Em setembro/outubro de 2017 eu fiz uma super viagem pela Itália, inclusive fiz um post aqui no blog com o meu roteiro de 21 dias por lá.

A viagem foi incrível, um sonho, e durante 4 dias eu explorei um pouquinho da Costa Amalfitana e Capri.

No meu último dia pela região a Priscilla, do Instagram A Costa Amalfitana, que é brasileira e que hoje trabalha com experiências por lá, me mandou uma mensagem com uma dica imperdível: o “tour do limão”. Era o meu último dia na cidade e, para a minha sorte, eu consegui encaixar no meu roteiro!

Amalfi Lemon Experience: uma fazenda vertical de limão siciliano/amalfitano

O “tour do limão” acontece em uma fazenda bem próxima ao centro de Amalfi, na Costa Amalfitana.

O ponto de encontro é a Catedral de Amalfi, na parte plana. Fomos com um carrinho, daqueles tipo de golf até a fazenda.

Existem diferentes experiências, todas com atividades relacionadas ao cultivo do limão, incluindo aulas de gastronomia e tours privativos. Eu optei pelo Classic Lemon Tour.

Classic Lemon Tour

O tour começa na base da fazenda, em uma parte plana e ele é todo conduzido pelo Salvatore Aceto.

O Salvatore explica sobre a fazenda, que pertence a sua família e hoje já está na 6ª geração. O pai dele, um senhorzinho chamado Luigi, ainda trabalha por lá.

Salvatore Aceto

Foi muito legal ver o orgulho pela fazenda e pela principal atração: o limão, tanto pela tradição ligada às raízes da cultura de Amalfi, como toda a versatilidade dele.

Nesse momento nós experimentamos o limão direto do pé e eu achei o sabor muito diferente.

Limão siciliano ou amalfitano?

O limão que até então eu chamava de siciliano, mas que lá é amalfitano. O mais cultivado da região é a variedade Sfusato Amalfi, que é mais perfumado e saboroso, sendo mais adequado para condimentos do que os outros limões.

Fazenda vertical e produção orgânica e sustentável

Vá com calçados confortáveis e disposição! A fazenda é vertical, com alguns trechos mais íngremes.

Tudo é manual, artesanal e durante o tour é comum ver agricultores pelos jardins. Estivemos na fazenda no final de setembro e ainda tinha limões por quase todos os lados.

A fazenda adota técnicas herdadas pela família e segue as diretrizes da agricultura orgânica certificada pela ICEA. Além do selo orgânico, tem o certificado de indicação geográfica – Amalfi Coast Lemons PGI (Protected Geographical Indication).

E a medida que a gente vai subindo, a vista vai ficando ainda mais incrível!

Pausa para o lanche

Antes de retornar ao ponto inicial da fazenda, fizemos uma pausa para beber uma limonada gelada e comer um bolo de limão. Ambos feitos lá, é claro.

Até hoje eu lembro do gosto desse bolo fofinho e dessa limonada! Além dessa vista sensacional! ♥

Museu de cultura rural, artes e artesanato

O tour inclui também uma passagem pelo pequeno museu da família, com artefatos e maquinários usados durantes todos esses anos. O museu fica no pé da fazenda.

Fábrica e degustação de Limoncello

Após visitarmos o museu, conhecemos a fábrica de limoncello, um licor de limão típica da região.

E ainda tivemos a oportunidade de fazer uma degustação do limoncello tradicional, do limoncello com chocolate e do limoncello com creme. Eu não sou muito fã de licores, mas adorei!

O tour tem duração de 2h e foi em inglês e italiano.

Foi uma experiência incrível, do início ao fim. Eu amei e indico muito para quem estiver pela Costa Amalfitana! ♥

Muito obrigada, pela dica, Priscila! 🙂

Mais informações

  • O tour deve ser agendado previamente. Tem como fazer isso pelo site deles ou até mesmo pelo Airbnb.
  • Valor: o preço varia de acordo com a experiência. O tour que eu fiz custou €20 na época e,pelo que eu vi, atualmente é €25. 
  • Antes de agendar, tenha em mente que não é sempre que vai ter limão na fazenda. Eu estive lá em setembro, mas é bom consultar o melhor período.
  • Endereço: Via delle Cartiere, 59 – Amalfi. Lembrando que, na época, o ponto de partida foi a Catedral de Amalfi. Na volta, retornamos sozinhos, por conta.
  • Distância: Da igreja até a fazenda dá 1km de distância.
  • Mais detalhes aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*