A convite do Vinhos Por Aí Oficial, um projeto da jornalista e sommelier Gisa Guerra sobre o mundo dos vinhos e enoturismo, eu participei no último sábado de um roteiro muito legal de motorhome pelo Vale dos Vinhedos e região.

Essa foi a primeira edição do projeto e todos os roteiros são personalizados de acordo com o perfil dos clientes.

Quem me acompanhou nessa experiência foi a Clarissa Oliveira do Oliveiras Por Aí, a Aline Rocha do Sem Pressa de Voltar e a Bárbara Pedroso do Bárbara Pelo Mundo.

A Gisa

A Gisa Guerra é jornalista e há alguns anos fez o curso de sommelier pela ABS-RS. Apaixonada pelo mundo do vinhos, criou o Vinhos por Aí para abordar o assunto e divulgar alguns dos eventos que ela organiza.

Foto: Divulgação

O motorista

O motorista do motorhome é o Sr. Guerra, pai da Gisa. Ele trabalhou como motorista durante muitos anos, o que reforça ainda mais a segurança do passeio.

O motorhome

Eu fiquei impressionada com o motorhome!

Ele é legal por fora, mas por dentro… A estrutura é sensacional! Tudo bem pensado e planejado, além de ser super aconchegante! Eu adorei e já fiquei sonhando com uma road trip por todo o Rio Grande do Sul (e porque não Uruguai?).

Dentro do motorhome tudo é funcional! Tem cama de casal, além de outras duas adaptáveis, banheiro, chuveiro, televisão, cozinha (com geladeira tamanho normal), mesa, bancos para sentar, wifi…

O projeto do motorhome

O objetivo do projeto é criar roteiros personalizados pela Serra Gaúcha em um meio de transporte diferente do convencional, proporcionando uma experiência incrível em que só o deslocamento já é um passeio muito legal.

O motorhome tem capacidade para 4 pessoas, além da Gisa e do Sr. Guerra.

Como funciona

O meu roteiro de sábado foi um piloto, a primeira edição.

O nosso ponto de partida foi Porto Alegre e durante o sábado nós visitamos três vinícolas, com diferentes experiências em cada uma delas. Foi um bate-volta e no final do dia retornamos para Porto Alegre.

A ideia da Gisa é que os roteiros sejam personalizados de acordo com o perfil dos passageiros. Ou seja, nenhuma viagem precisa ser igual a outra e cada experiência é única.

O nosso roteiro

Primeira parada: café da manhã | São Sebastião do Caí

A nossa primeira parada foi para o café da manhã, em São Sebastião do Caí.

A Gisa escolheu essa cidade por não ser muito longe de Porto Alegre (e não ficarmos muito tempo sem comer) e também para não ficar muito próximo da visita à primeira vinícola.

O café da manhã foi dentro do próprio motornome. Tudo super caprichado, com muitas delícias e detalhes queridos.

Tinha pães, salada de frutas, suco, leite, café, água com e sem gás, bolo com brigadeiro (que a mãe da Gisa que fez e estava uma delícia), manteiga, queijos, frios, geléias e caponata – essas últimas foram feitas pelas tias da Gisa, que moram em São Marcos.

Segunda parada: Vinícola Dal Pizzol | Faria Lemos

A nossa segunda parada foi na Dal Pizzol, em Faria Lemos (distrito de Bento Gonçalves).

Eu estava super curiosa para conhecer essa vinícola e, quando chegamos lá, tivemos uma surpresa: a degustação de vinhos era às cegas! Foi muito legal porque é uma experiência totalmente sensorial.

Escrevi um post contando a experiência completa. Para ler é só clicar aqui.

A Dal Pizzol tem uma super estrutura com diferentes projetos: Enoteca que funciona na antiga olaria da família e hoje serve para armazenar os vinhos produzidos pela empresa desde 1974; Vinhedos do Mundo, com cerca de 400 variedades de uvas de 30 países, além de animais domésticos e silvestres que andam soltos pela propriedade e mais de 300 espécies de árvores e plantas, todas catalogadas, sendo algumas relacionadas ao vinho (como é o caso do carvalho).

Tanto a degustação quanto o tour foram guiados pela Suelen, que nos recebeu muito bem!

Terceira parada: Vinícola Larentis | Vale dos Vinhedos

Eu adoro a Larentis e essa foi a minha terceira visita à vinícola.

Fizemos uma degustação de 5 rótulos de vinhos e espumantes, visitamos a cave (que é relativamente nova) e fizemos o famoso piquenique que eles oferecem. Para a nossa sorte, o dia estava lindo!

Bárbara, eu, Clarissa e Aline

E o nosso piquenique teve uma sobremesa especial: um sagu delicioso feito pela mãe da Gisa. Eu nem sou muito fã de sagu, mas esse aí estava especial!

Quarta parada: Vinícola Don Giovanni | Pinto Bandeira

Há tempos que eu queria conhecer a Don Giovanni, em Pinto Bandeira, e por coincidência, acabei ficando hospedada lá em uma viagem a trabalho alguns dias antes do roteiro com a Gisa, mas isso é assunto para outro post!

Durante a nossa visita à Don Giovanni, o Daniel Panizzi, diretor da (DG), nos contou um pouco sobre a estrutura e a produção de vinhos e espumantes da vinícola.

Depois do tour, nós caminhamos pelos vinhedos até chegar em um mirante, num ponto alto da Don Giovanni, onde brindamos o dia com um pôr do sol lindo – e espumante, é claro!

E para fechar com chave de ouro essa experiência incrível, tivemos um jantar harmonizado delicioso na própria vinícola, com um combo que eu amo: ambiente agradável, comidas e bebidas maravilhosas e atendimento impecável!

Depois do jantar nós retornamos para Porto Alegre.

Mais informações

Pra quem quiser saber mais detalhes e programar o seu roteiro de motorhome com Gisa é só enviar um e-mail para vinhosporai@gmail.com ou através de mensagem no Instagram @vinhosporaioficial, onde inclusive tem dicas sobre vinhos e alguns outros eventos que a Gisa organiza.

Muito obrigada pelo convite, Gisa! Foi um dia incrível! Muito sucesso e vida longa a esse projeto! ♥

Pra acompanhar todos os meus stories desse dia é só clicar aqui e para ver o vídeo oficial do projeto é só clicar aqui (IGTV Vinhos por Aí).

Para ler o post contando um pouco mais sobre a minha experiência na vinícola Dal Pizzol é só clicar aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*