Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

Fazia tempo que eu queria conhecer a vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha (Serra Gaúcha) inclusive comentei sobre ela no post Quase Tudo Sobre o Vale dos Vinhedos (e arredores).

Aproveitei que sábado passado eu tive um chá de fraldas de uma amiga em uma vinícola em Otávio Rocha (que é um distrito de Flores da Cunha) e voilà, foi a ocasião perfeita.

Indicação de Procedência

Junto com a cidade vizinha Nova Pádua, Flores da Cunha pertence a uma área denominada Altos Montes, que é a Indicação de Procedência. No Brasil tem outras áreas certificadas pela I.P., como é o caso de Pinto Bandeira (RS), Monte Belo (RS), Farroupilha (RS), Uva Goethe (SC), e Vale dos Vinhedos (RS) – que em 2012 reposicionou-se para D.O. (Denominação de Origem).

Como chegar

De Porto Alegre até Flores da Cunha dá mais ou menos uns 140km, depende um pouco do caminho escolhido – que pode ser pela RS 116 ou por Farroupilha. Dá pra ir por outras estradas também, mas acho que essas são as melhores opções pra quem está na capital.

Também tem a opção de ir de ônibus até Caxias do Sul (maior cidade da região e a segunda mais populosa do estado) e de lá pegar um outro ônibus até Flores da Cunha. A distância entre as duas cidades é de 20km e a vinícola fica localizada na cidade, a menos de 1km da Igreja da Matriz e do Campanário.

Flores da Cunha fica a mais ou menos 60km de distância do Vale dos Vinhedos, então dependendo do tempo disponível e da programação, dá pra combinar os dois destinos.

A vinícola Luiz Argenta

A Luiz Argenta é uma vinícola familiar relativamente nova. Ela existe há mais ou menos 10 anos e pertence aos irmãos Deunir e Itacir, filhos de Luiz Argenta.

Ela é considerada uma das vinícolas mais lindas do Brasil – e não é a toa! Já posso adiantar que eu amei o lugar! ♥

Mesmo sendo super moderna e jovem, eles preservaram um casarão histórico logo na entrada da vinícola. O casarão é de 1929, pertenceu à Cooperativa Vinícola Riograndense e recentemente foi inaugurado nele o Clô Wine Bar – que parece muuuito legal, com deck externo perfeito pra curtir o final da tarde. Eu acabei não visitando porque quando fui embora ele ainda estava fechado.

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

A vista do prédio principal da vinícola é uma atração a parte! Dá pra ver uma parte de Flores da Cunha, os vinhedos e o lago – que curiosamente serve para irrigar água nas videiras nos períodos de geada, fazendo com que a geada não comprometa a plantação, já que a água do lago é mais quente.

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta
E essa vista? Poderia passar o dia aí.

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

É tão agradável ficar nessa área externa de frente pra esse lago lindo  e cercado de verde…

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

Tour e degustação

O tour/degustação é conduzido por um enólogo no interior do prédio, passando por quase todos os andares até chegar a cave, no subsolo.

Em cada andar recebíamos alguma explicação, tanto sobre a história, os processos, variedade das uvas, vinhos… e também degustávamos um rótulo. Os vinhos e espumantes são divididos em 3 linhas: LA Jovem (leves e frutados, se safras recentes), LA (que é o clássico, um pouco mais estruturado e com até 9 meses em barricas de carvalho) e Luiz Argenta (de grande estrutura e apenas de safras especiais).

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta
Essa é a taça que ganhamos no tour/degustação

A última etapa da visita foi na cave (subsolo), onde ficam as barricas de carvalho. O lugar é lindo, mas não é possível fotografar lá dentro. O próprio enólogo tira algumas fotos por grupos com uma câmera deles e depois envia por email. Tanto no ambiente de produção quanto na cave dá pra ver a enorme pedra de basalto que foi conversada no terreno e que ajuda a manter a temperatura mais baixa.

Durante o tour eu lembrei muito da Viña Edén, pertinho de Punta del Este no Uruguai. Eles também utilizam a estrutura vertical do prédio durante o processo de vinificação por gravidade. Muito legal!

Degustamos 4 rótulos (e pelo que entendi pode variar a cada visitação):

  • Espumante Brut Rosé (método Charmat)
  • Gewurztraminer  (LA Jovem)
  • Chardonnay (LA)
  • Merlot (Luiz Argenta)

Eu gostei muito do espumante, do Chardonnay e do Merlot (que por sinal achei bem diferente).

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

O tour/degustação tem duração de 1h e acontece diariamente às 10h, 14h, 15h ou 16h. O valor por pessoa é de R$ 40 e ganha uma taça personalizada, que em função do formato serve tanto para vinhos quantos para espumantes. Adorei!

Clô Restaurante

Não almocei no restaurante, mas ele está na minha listinha! ♥

O menu funciona por sequência: couvert + salada + entrada + prato principal + sobremesa. Tem algumas opções de cardápio e todas parecem maravilhosas!

O valor por pessoa é R$ 95 (sem bebida) e tem opção de menu infantil. O Clô funciona de terça à domingo, das 12h às 15h e é importante fazer reserva!

Clô Wine Bar

Como comentei no início do post, recentemente foi inaugurado o Clô Wine Bar, um espaço que é um mix entre bistrô, café e bar, com opções de pratos, tábua de frios, queijos, foccacias, bruschettas, quiches. Para acompanhar, vinhos (tem opção de taça) e drinks.

Assim como o restaurante, Clô é uma homenagem a matriarca da família, a Clorinda Massarotto Argenta.

Colheita Experience

Não lembro se nos outros anos também teve, mas em 2018 aconteceu a Colheita Experience durante a vindima – época da colheita das uvas, que no Brasil vai geralmente de meados de janeiro a fevereiro/março).

A programação era incrível: passeio de carretão puxado por um trator no meio dos vinhedos, colheita das uvas, análise sensorial e degustação as cegas, almoço no Clô Restaurante com harmonização de vinhos e espumantes e o tour até chegar a cave. A Isadora do @subiaserra (sigam ela!) me convidou para ir com ela e eu não consegui, mas quero muito ir em 2019!

Compras

Sempre tem uma lojinha, né? Fiquei encantada com o design das embalagens dos produtos. Dava vontade de comprar tudo (principalmente pelo que contém dentro).

Acabei levando a espumante Brut Rosé que degustei e também o vinho rosé. Me arrependi de não ter levado a geléia de…

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta
Me arrependi de não ter comprado uma geléia, principalmente a de banana flambada
Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta
Molhos

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

Sabe aqueles lugares que tu vai embora já querendo voltar? A vinícola Luiz Argenta é um desses! ♥

É sempre tão bom visitar a Serra Gaúcha!

Mais informações: Sobre a vinícola | E-commerce | Clô Restaurante

Endereço: Avenida 25 de Julho, 700 – Flores da Cunha (RS)

One thought on “Flores da Cunha | Vinícola Luiz Argenta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *