O que comprar no Uruguai (e trazer na mala)

O Uruguai é super famoso pela gastronomia, pelas carnes, doce de leite, pelos vinhos (principalmente o tannat), queijos, alfajores,  entre outras delícias. Vale a pena aproveitar a viagem para dar um pulo no supermercado/armazém/adega e comprar alguns souvenirs.

Obviamente são muitas as marcas e opções, mas reuni aqui nesse post a minha seleção:

Doce de leite

  • Narbona

Um pouco antes de ir pro Uruguai, em abril desse ano, eu comecei a ver algumas pessoas falando sobre o Narbona, mas foi quando li o post Degustação: top 3 doces de leites uruguaios, do querido blog Viver Uruguay que eu pensei: pre-ci-so experimentar. Jami, obrigada pela super dica! ♥

O doce de leite Narbona é maravilhoso, simplesmente o melhor que eu já experimentei na vida! Ele não vende em supermercados (até onde eu sei), mas eu achei no La Linda (em Manantiales) e no próprio Armazém de Campo Narbona (La Barra). O meu irmão e a minha cunhada também encontraram em um free shop no Chuy.

La Linda
La Linda, Manantiales
Narbona, La Barra - Uruguai
Narbona Armazém de Campo, La Barra
  • Conaprole

Antes de conhecer o Narbona o meu favorito era o Conaprole, principalmente a linha “Dulce Crema de Leche”. Ele é muuuito bom e é mais fácil de encontrar nos supermercados uruguaios.

Conaprole tem gosto de infância. Lembro direitinho de comprarmos o doce de leite, o achocolatado (Colet) e o sorvete.

  • Lapataia 

Acho que o Lapataia é um dos mais conhecidos por aqui – pelo menos em Porto Alegre, sendo possível encontrar até mesmo na rede Bourbon/Zaffari.

A Lapataia tem uma fazenda que fica aberta a visitações e quem tiver em Punta del Este pode agendar um tour. Mais informações aqui.

  • Los Nietitos

Eu acho que nunca tinha experimentado, até pedir um crepe de doce leite e banana delicioso no Crêpas. Gostei tanto que fui perguntar qual era a marca e me falaram que era Los Nietitos. Eu vi pra vender no supermercado e no free shop.

Alfajores

Como não ter os melhores alfajores quando se tem os melhores doces de leite?

Tem muitaaas marcas, mas o meu favorito é o Punta Ballena. E melhor que o aljafor da marca, é o Bocadito. Dá pra encontrar até em lojas de souvenir e no free shop, na fronteira entre o Uruguai e o Brasil.

Vinhos

O país é bastante conhecido pela produção de vinhos e a uva que mais se destaca é a tannat.

Como comentei no início do post, são muitas as opções, mas listei alguns:

  • Bodega Bouza

Tem post aqui no blog sobre a minha visita na vinícola em Montevidéu. Pra ler é só clicar aqui.

Bodega Bouza, Montevidéu, Uruguai

  • Narbona

Não cheguei a conhecer a vinícola em Carmelo, mas conheci o Armazém de Campo em La Barra. Pra ler o post que escrevi sobre a minha experiência por lá é só clicar aqui.

Narbona, La Barra - Uruguai
Narbona Armazém de Campo, La Barra

Narbona Blush, Uruguai

  • Viña Edén

Visitei a vinícola, em Pueblo Edén, em abril desse ano e fiz o tour, degustação e almoço/harmonização. Pra ler o post é só clicar aqui.

Viña Edén, Pueblo Edén - Uruguai

No Viver Uruguay tem um post bem legal com dicas de 3 vinhos tintos uruguaios por menos de 25 reais.

Azeites

Assim como a rota do vinho no Uruguai, a dos azeites também se popularizou. O único que eu experimentei é o O’33, de José Ignacio. Outros que são bem conhecidos:  Colinas de Garzón,  Punta Lobos, Olivar Del Virrey, Família Deicas…

Queijos

Tem Conaprole, Narbona e várias outras marcas – além de produtores locais menores. O queijo uruguaio  – como qualquer outro derivado de leite é muito bom!

3 thoughts on “O que comprar no Uruguai (e trazer na mala)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *