O que você está procurando?

Nosso mapa-múndi no ar! ♥  Pra entender o que eu tô falando é só clicar aqui.

A convidada especial de hoje é a Nathália Lukjanenko, do blog Manas no Mapa, que contou pra gente sobre a viagem mágica que ela fez para a Ucrânia. 

Apesar de ser descendente de Ucranianos, nunca na minha vida havia pensado em visitar a Ucrânia. Faz pouco mais de um ano que coloquei na minha cabeça a ideia de conhecer esse país misterioso. Um pouco por culpa de um projeto de documentário independente que estou realizando, mas principalmente porque me livrei de alguns preconceitos e percebi que o país não é nada daquilo que pensava.

A verdade é que a Ucrânia é uma país de inúmeras maravilhas. Há regiões que realmente não são tão seguras, mas a guerra está restrita a Crimeia e algumas cidades que fazem fronteira com a Rússia. O país é enorme.

No meu roteiro coloquei Kiev, a capital; Chernobyl; Odessa e Lviv. Mas já me arrependo de ter excluido alguns destinos.

Kiev

Me apaixonei por Kiev de uma maneira que não consigo nem explicar. Saía pelas ruas sem medo e sem rumo tentando explorar e aproveitar ao máximo! Há muitas Igrejas ortodoxas por lá. E TODAS merecem a sua visita. Se você acha que já viu muita igreja bonita pelo mundo, pense de novo! Tudo muito diferente de tudo que eu já havia visto. Algumas são património cultural da UNESCO, a Catedral Sta. Sofia é uma delas. Por fora você não dá nada, mas ao entrar… o queixo até cai! Infelizmente não era permitido tirar fotos no interior.

Nosso mapa-múndi | Ucrânia
St. Andrew’s Church | Arquivo pessoal
Nosso mapa-múndi | Ucrânia
Sta. Sofia | Arquivo pessoal

Em momento algum me senti insegura naquela cidade. Muito pelo contrário. Sentia que as pessoas me recepcionaram muito bem e estava extremamente felizes por me ter na cidade delas. Kiev tem muita história e muitas coisas para ver e visitar. Recomendo no mínimo 3 dias por lá.

Chernobyl

Hospedada em Kiev, resolvi fazer um bate-volta para Chernobyl, que fica aproximadamente duas horas de distância. Para fazer esse tour é preciso ir com uma agência credenciada. Já aviso que não é nada barato, mas vale muito a pena! Recomendo a “Solo East Travel” com a guia Nadia.

Nosso mapa-múndi | Ucrânia
Entrada de Chernobyl | Arquivo pessoal
Nosso mapa-múndi | Ucrânia
Chernobyl | Arquivo pessoal

Diferente do que muitos pensam, não há perigo em visitar a área reclusa. Desde que se cumpra com todas as normas de segurança. Não se pode sentar no chão, comer nada ao ar livre, tocar na vegetação… Ao fim do passeio todos passam por um detector de radiação e se algum item seu estiver com os níveis acima do normal, eles confiscam para que seja neutralizado e depois devolvido.

A radiação total na duração do passeio é menor do que em um avião em um vôo de duas horas. Claro que existem áreas mais contaminadas que outras, mas é justamente por isso que é preciso fazer o passeio com um guia credenciado.

Lá você vai ver os vestígios do que um dia já foi uma cidade, com escola, casas, hotel (tudo nos moldes soviéticos); a base de controle de mísseis, e também vai chegar bem próximo ao reator (que hoje está bem protegido em um sarcófago).

Nosso mapa-múndi | Ucrânia
Chernobyl | Arquivo pessoal

O mais interessante desse passeio é que você pode ver exatamente como eram as coisas na época da união soviética, já que as coisas foram abandonadas do jeito que estavam. É um passeio triste, porém de muito aprendizado.

Odessa

Depois de Kiev, parti de avião para Odessa, a cidade que menos gostei. Acho até injusto dizer que não gostei, afinal, as condições climáticas não estavam ajudando. Odessa é uma cidade de praia, porém na época que visitei apenas nevou e choveu. Portanto consegui visitar apenas a parte central e histórica. Outra grande decepção foi ver que a famosa escadaria de Odessa estava em reforma e eu não poderia visitá-la. De qualquer forma, se for para Odessa, vá em uma época de calor! Ah, uma curiosidade: lá se fala Russo e não Ucrâniano. Foi lá que eu comi o melhor bolo da minha vida.

Nosso mapa-múndi | Ucrânia
O melhor bolo do mundo | Arquivo pessoal
Nosso mapa-múndi | Ucrânia
Arquivo pessoal
Nosso mapa-múndi | Ucrânia
Arquivo pessoal

Lviv

Na continuação da viagem fui para Lviv, uma cidadezinha bem a Oeste do país, quase na fronteira com a Polônia. Foi amor a primeira vista. Fiquei uma semana por ali e ficaria mais. A cidade é colorida, animada, jovem… E o centro histórico também é património histórico da UNESCO. Lviv é uma mistura de Campos de Jordão com Paraty (se é que isso é possível). Recomendo visitar a fábrica de chocolates (Lviv Handmade Chocolate Factory), a fábrica de café (que fica na mesma rua) e as feiras abertas que acontecem próximo a ópera. Lá você vai encontrar muitos ítens típicos e artesanais, além de lindas (e caríssimas) batas tradicionais. O bordado é muito tradicional na Ucrânia, porém cada região do país borda de um jeito específico.

Nosso mapa-múndi | Ucrânia
Arquivo pessoal
Nosso mapa-múndi | Ucrânia
Arquivo pessoal
Nosso mapa-múndi | Ucrânia
Arquivo pessoal

A Ucrânia foi uma experiência mágica para mim. Apesar de ter ficado pouco mais que duas semanas no país, saí com um gostinho de quero mais. Foi como um lar longe de casa. Como se eu tivesse voltando para um lugar que eu nunca fui. Me identifiquei no primeiro segundo e não consigo mais tirar de mim.

Nosso mapa-múndi | Ucrânia
Arquivo pessoal

       Obrigada por dividir com a gente a tua viagem tão especial! ♥  Quem quiser seguir a Nati e conhecer os projetos dela é só clicar nos links abaixo:

Instagram | Facebook | Site | A Nati

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*