O que você está procurando?

A Casa Valduga é uma vinícola localizada no Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha.

A primeira vez que eu estive lá foi em 2017 e na época eu fiz a visita guiada e degustação.

Acabei retornando à Casa Valduga no início de 2019, para participar do Wine Experience e foi incrível!

A vinícola Casa Valduga

A Casa Valduga foi uma das pioneiras na introdução do enoturismo no Brasil e, desde 1992, conta com um complexo que abrange, além da vinícola, pousada e gastronomia, com o restaurante Maria Valduga. Tudo em um mesmo lugar.

A Famiglia Valduga é composta por 6 empresas: Casa Valduga, Cervejaria Leopoldina, Casa Madeira, Delicatessen, Nero, Vinotage e Domno Importadora.

A Casa Valduga está entre os 1000 lugares para conhecer antes de morrer, de acordo com o livro da New York Times. Muito legal!

Visita guiada e degustação

As visitas são guiadas e duram aproximadamente 1h15, 1h30 e no valor já está incluso o valor da degustação e uma taça de cristal com o logo da vinícola que você pode levar para a casa depois.

O processo: da uva até a garrafa até o espumante ou vinho engarrafado

Durante o tour recebemos toda a explicação sobre a história da Casa Valduga, como funciona o processo produção dos vinhos, espumantes, engarrafamento e embalagem.

A Casa Valduga é uma das maiores vinícolas que eu já visitei e foi uma das primeiras, então foi muito legal conhecer todas as etapas.

A cave

A Casa Valduga tem uma cave subterrânea que é considerada a maior da América Latina, com capacidade para mais de 6 milhões de garrafas, ou seja, essa foto ai é só uma parte da produção. É impressionante!

A vinícola produz aproximadamente 1,4 milhões de litros de vinho por ano, sendo o espumante responsável por 50% dessa produção;

O espumante é produzido a partir do método tradicional (champenoise), que é quando a segunda fermentação é realizada na própria garrafa. Dessa forma o espumante acaba apresentando, geralmente, maior estrutura e complexidade quando comparados aos produzidos pelo método Charmat.

O complexo recebe 150 mil visitas ano, sendo que 50 mil pessoas fazem o tour tradicional pela cave e degustação, como esse que eu fiz.

A degustação de vinhos e espumantes

A degustação vai acontecendo durante a visita guiada, a cada parada. Ela inclui 5 rótulos, sendo 2 tintos, 1 branco e 2 espumantes.

Depois que o tour acabou eu fui na enoboutique e degustei mais alguns.

Eu adorei o passeio e super recomendo! É super interessante conhecer todo o processo de produção do vinho e espumante, do início ao fim. Fora que o lugar é super agradável e você tem a oportunidade conhecer parreirais centenários. ♥

Outras experiências

Além do tour tradicional e degustação, eles também oferecem cursos de degustação, harmonização com queijos e vinhos, diferentes opções de experiências, como personalizar o seu próprio rótulo, além de programações sazonais durante a Vindima, que é o período de colheita das uvas.

Wine Experience

Eu participei do Wine Experience no início do ano passado e achei sensacional a experiência! Para ver todos os detalhes é só clicar aqui.

Restaurante Maria Valduga

Almocei duas vezes no Maria Valduga, restaurante que fica dentro do complexo enoturístico.

Para saber mais detalhes é só clicar aqui.

A Casa Valduga é uma das principais vinícolas do Brasil e não é a toa. O complexo é lindo e os vinhos e espumantes são sensacionais!

Mesmo sendo uma vinícola grande, o atendimento é acolhedor e a estrutura é super agradável. Nas duas vezes que eu estive lá eu fui muito bem atendida, o que me deu ainda mais vontade de voltar para conhecer as outras experiências e me hospedar por lá.

Mais informações

  • Endereço: Via Trento 2355, Linha Leopoldina | Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul;
  • Visita guiada + degustação: R$ 50 por pessoa, inclui a degustação de 5 rótulos e uma taça de cristal;
  • Funcionamento da vinícola: diariamente, das 9h30 às 17h;
  • É importante fazer reservas;
  • Mais detalhes aqui.

5 Replies to “Serra Gaúcha: A vinícola Casa Valduga e o complexo enoturístico no Vale dos Vinhedos”

  1. Vale dos Vinhedos | Comer e beber - Meu mapa-múndi says: 24/10/2017 at 20:37

    […] O Maria Valduga é um restaurante da família Valduga, localizado dentro do pátio da vinícola e das pousadas. Pra ler os post que fiz sobre o tour e a degustação na Casa Valduga é só clicar aqui. […]

  2. Vale dos Vinhedos | Wine Experience na Casa Valduga - Meu mapa-múndi says: 28/01/2019 at 21:58

    […] Aqui no blog tem um post aqui falando mais sobre o tour pela cave + degustação que eu fiz em abril de 2017, para ler é só clicar aqui. […]

  3. Amanda fagundes says: 23/05/2020 at 18:29

    Que delícia de roteiro, ainda mais se for a dois!! Amei e pretendo fazer!

    1. Sophia Catalogne says: 06/07/2020 at 16:02

      Fico feliz que você tenha gostado, Amanda!
      A Serra Gaúcha tem lugares super especiais 🙂

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*