Vale dos Vinhedos | Casa Valduga

Quer saber quase tudo sobre o Vale dos Vinhedos (e arredores)? É só clicar aqui e conferir o post com várias dicas sobre a região.

No primeiro dia da viagem (sexta-feira) nós visitamos a Cave GeisseValmarino (ambas em Pinto Bandeira), Almaúnica e Spa do Vinho. No dia seguinte nós começamos o tour na Cavas do Vale, Vinhos Larentis, fizemos uma pausa pro almoço no Restaurante Valle Rústico, depois fomos na Vinícola Milantino e Pizzato Vinhas e Vinhos. No terceiro e último dia, domingo, nós começamos começamos o dia encerramos a viagem na Casa Valduga.

Como chegar

A Casa Valduga fica localizada dentro do Vale dos Vinhedos, na Via Trento 2355 – Linha Leopoldina.

Mapa Vale dos Vinhedos - Casa Valduga

A Casa Valduga

A Casa Valduga foi uma das pioneiras na introdução do enoturismo no Brasil e, desde 1992, conta com um complexo que abrange pousadas e e gastronomia.

  • Pousadas: são bem bonitas e parecem bem aconchegantes. Pra ler mais sobre é só clicar aqui.
  • Gastronomia: depois do tour e degustação nós almoçamos no Restaurante Maria Valduga, com comidas típicas italianas e da colônia, baseado nas receitas da matriarca Dona Maria. Vou fazer um post especial com mais detalhes. sobre o lugar.

As pousadas, o restaurante e a vinícola ficam todos no mesmo terreno. Próximo de lá tem outros empreendimentos da mesma família: Casa Madeira (que comentei no primeiro post dessa série), Jardim Leopoldina e a Cervejaria Leopoldina.

Visita e degustação

As visitas são guiadas e duram aproximadamente 1h, 1h30. Elas têm o custo de R$ 40,00 e nesse valor já está incluso o valor da degustação e uma taça de cristal. Ah! Vale a pena reservar antes porque a procura é grande.

Foto que ilustra o trajeto que fizemos no tour tradicional, que foi o que fizemos:

Visitação Vale dos Vinhedos - Casa Valduga
Fonte: www.casavalduga.com.br

Durante o tour recebemos toda a explicação sobre a história da Casa Valduga, como funciona o a produção dos vinhos, espumantes, todo o processo de engarrafamento e embalagem. Essa foi a maior vinícola que visitamos e foi legal conhecer todas as etapas, em contrapartida foi o tour mais cheio – acho que tinha umas 30 pessoas. Não é algo personalizado, mas mesmo assim o atendimento foi bastante atencioso.

Vale dos Vinhedos - Casa Valduga
Método champenoise

Assim como em outras vinícolas da região que citamos nos posts anteriores, a Casa Valduga também utiliza o método champenoise na produção dos espumantes.

Vale dos Vinhedos - Casa Valduga
Muitas, muitas, muitas garrafas!

A Casa Valduga tem uma cave subterrânea que é considerada a maior da América Latina, com capacidade para mais de 6 milhões de garrafas, ou seja, essa foto ai é só uma parte do espaço.

Vale dos Vinhedos - Casa Valduga

A degustação incluía 5 rótulos: 2 tintos, 1 branco e 2 espumantes. Não vou mentir: eu não anotei e nem fotografei, então não lembro exatamente quais eram.

Vale dos Vinhedos - Casa Valduga

Depois que o tour acabou eu fui na “enoboutique” e degustei mais alguns. Adorei e comprei o Leopoldina Terroir Chardonnay (nas últimas vinícolas eu só comprei Chardonnay).

Vale dos Vinhedos - Casa Valduga

Não degustei mais rótulos porque já estávamos com fome e queríamos almoçar no Maria Valduga antes de retornar para Porto Alegre.

 Vale dos Vinhedos - Casa Valduga

Vale dos Vinhedos - Casa Valduga

Vale dos Vinhedos - Casa Valduga

A Casa Valduga está entre os 1000 lugares para conhecer antes de morrer, de acordo com o livro New York Best-Seller. Achei esse livro em uma livraria esses dias e senão me engano o Vale dos Vinhedos inteiro está lá. Legal, né? 🙂

Vale dos Vinhedos - Casa Valduga

Vale dos Vinhedos - Casa Valduga

Vale dos Vinhedos - Casa Valduga

Vale dos Vinhedos - Casa Valduga

Gostei muito do passeio e recomendo! É super interessante conhecer todo o processo de produção do vinho e espumante, do início ao fim. Fora que o lugar é super agradável e você tem a oportunidade conhecer parreirais centenários. ♥

Além do tour tradicional e degustação, eles também oferecem cursos de degustação, harmonização com queijos e vinhos e o wine experience.

Endereço: na Via Trento 2355, Linha Leopoldina | Vale dos Vinhedos – RS

Mais informações aqui. Loja online aqui.

One thought on “Vale dos Vinhedos | Casa Valduga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *