Vale dos Vinhedos | Vinícola Milantino

Quer saber quase tudo sobre o Vale dos Vinhedos (e arredores)? É só clicar aqui e conferir o post com várias dicas sobre a região.

No primeiro dia da viagem (sexta-feira) nós visitamos a Cave GeisseValmarino (ambas em Pinto Bandeira), Almaúnica e Spa do Vinho. No dia seguinte nós começamos o tour na Cavas do Vale, Vinhos Larentis, fizemos uma pausa pro almoço no Restaurante Valle Rústico e chegamos na Vinícola Milantino.

Como chegar

A Vinícola Milantino fica localizada dentro do Vale dos Vinhedos, na Estrada do Vinho, 8 da Graciema, Linha Garibaldina.

Mapa Vale dos Vinhedos - Vinícola Milantino
Fonte: www.valedosvinhedos.com.br

A vinícola

A Milantino é uma vinícola familiar que existe desde 1989, quando a ideia era apenas a produção para o consumo próprio. Atualmente eles produzem cerca de 70 mil garrafas por ano e os vinhos são feitos apenas a partir da safras de excelência.

Vale dos Vinhedos - Vinícola Milantino

A construção da vinícola é bem moderna, estilo boutique, e contrasta com os tijolos à vista do “galpão” lindo ao lado. Infelizmente não tirei mais fotos porque estava chovendo bastante.

Visita e degustação

Não fizemos o tour guiado porque quando chegamos lá recém tinha saído um pessoal, então fomos direito para a degustação!

Algumas pessoas estavam fazendo a degustação nas mesas do ambiente logo da entrada, onde também a recepção e a loja, mas nós fomos para um outro ambiente mais reservado – e eu achei ótimo!

Vale dos Vinhedos - Vinícola Milantino

Existem dois tipos de degustação: uma mais simples, com menos rótulos, por R$ 30 e outra com mais rótulos e que acompanha uma taça de cristal que você pode levar pra casa. Optamos pela segunda, que custou R$ 50.

A degustação foi exclusiva pra gente e achei legal que recebemos uma ficha com todas as bebidas que eles têm e os respectivos preços. É algo simples, mas assim consegui ir marcando todos os espumantes e vinhos que experimentamos e quais eu gostava mais.

Bebidas que degustamos:

1. Chardonnay (safra 2013)
  2. Malvasia de Cândia (safra 2016)
  3. Reserva Merlot (safra 2005)
  4. Reserva Malbec do Vale (Safra 2012)
  5. Reserva Cabernet Sauvignon (safra 2008)
  6. Reserva Teroldego (safra 2006)
  7. Reserva Ancellotta (safra 2006)
  8. Gran Vino (safra 2008)
  9. Brut Rosé
  10. Brut
  11. Vinho rosé (safra 2011)

Eu gostei de vários, mas meus favoritos foram: Chardonnay, Gran Vino, Reserva Teroldego, Reserva Cabernet Sauvignon e Reserva Malbec e o Vinho Rosé.

O Gran Vino combina as uvas merlot, tannat e ancellota – é um dos destaques da Milantino! Eu amei e  só não comprei em função do valor (R$ 250). Acabei comprando apenas o Chardonnay (maravilhoso), porque nesse momento da viagem que eu me dei conta que até então eu só tinha comprado vinho tinto e espumantes.

Vale dos Vinhedos - Vinícola Milantino
Essa é a taça de cristal que ganhamos

Gostei bastante da vinícola, da qualidade das bebidas e pretendo voltar para fazer a visitação! 🙂

Endereço: Estrada do Vinho, 8 da Graciema, Linha Garibaldina – Vale dos Vinhos.

Mais informações aqui. Loja online aqui.

3 thoughts on “Vale dos Vinhedos | Vinícola Milantino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *