6 pubs imperdíveis em Dublin

Muita gente me pergunta os principais pontos turísticos de Dublin (pra quem não sabe, fiz intercâmbio lá em 2010/2011) e a primeira coisa que vem na minha cabeça são os pubs.

Infelizmente naquela época eu não tirava muitas fotos, maaaas tá na minha lista fazer um post com dicas sobre a cidade. Enquanto isso eu escrevo sobre os pubs que eu considero imperdíveis, pode ser?

Dublin
Temple Bar

Antes de mais nada, quero explicar uma coisa que algumas pessoas confundem: a região conhecida como Temple Bar e o pub The Temple Bar. A região do Temple Bar, que existe desde 1840, fica localizada na área central da cidade, perto da margem do rio Liffey e é cheia de pubs bem tradicionais. Além de ser uma área bem conhecida pela vida noturna e cultural, é incrível ver a preservação da planta medieval, com ruas estreitas e empedradas.

The Temple Bar47-48 Temple Bar, Dublin 2

O The Temple Bar é um dos pubs mais famosos de toda a Irlanda e é inclusive um dos cartões postais de Dublin. Tem uma grande variedade de cervejas, whisky (mais de 450 rótulos) e outras bebidas, tem música tradicional ao vivo todos os dias e o clima é bem animado.

Dublin
The Temple Bar

The Quays12 Temple Bar, Dublin 2

Além da grande variedade de bebidas, ele é bem famoso pelos pratos tradicionais, como por exemplo, o Irish Stew.

Farrington |  28E Essex St, Dublin 2

Conhecido como Farrington, que tem o nome inspirado em uma das obras do escritor irlandês James Joyce, mas o nome original do pub é Norseman e eles dizem ser os mais antigos do Temple Bar (1696).

The Porterhouse | 16-18 Parliament St, Dublin 2

Posso estar falando besteira, mas acho que é um dos maiores pubs da região. Ele tem quatro andares, música ao vivo e foram os primeiros a trabalhar com craft beer (cerveja artesanal).

Oliver St John Gogarty18-21 Anglesea St, Dublin 2

Datado do século 19, o pub tem esse nome em homenagem ao poeta irlandês chamado Oliver St. John Gogarty. Tem dois andares, o inferior com música ao vivo.

Dublin
Oliver St John Gogarty

Brazen Head20 Lower Bridge St, Merchants Quay, Dublin 8

Dizem que é o pub mais antigo da Irlanda, de 1198. Esse não fica localizado na região do Temple Bar, mas fica superpertinho (700m) e vale a pena incluí-lo no tour. Curiosidade relevante que você só lê por aqui: eu fiz um teste pra trabalhar como garçonete e fui ~dispensada no mesmo dia por ter deixado cair uma garrafa da bandeja.

E tem outros pubs?

Com certeza! Pub é o que não falta na Irlanda! Em Dublin tem praticamente um (ou mais) a cada quadra. Tem vários outros legais, como o Whelan’s, o Flannery’s e alguns que eu fui e nem lembro mais, mas esses que eu citei ali em cima são bem tradicionais, must go e que retratam bem a cultura irlandesa.

Muita gente acha que pub é apenas um programa noturno, mas na verdade a maioria deles ficam abertos durante quase todo o dia e oferecem o tradicional café da manhã irlandês, almoço (inclusive os mais tradicionais), irish coffee e por aí vai. Resumindo, pub é um programa diurno também! Além disso, alguns deles têm hospedagem, como é o caso do Temple Bar, Farrington e o Oliver St John Gogarty.

Todos os 6 pubs que eu citei tem entrada gratuita, ficam na área central de Dublin, são bem turísticos, mas também frequentados por locais.

Mapa Dublin
Fonte: Google Maps | Região do Temple Bar. O pub mais da direito só com a estrelinha, sem a legenda, é o Oliver St. John Gogarty’s
Mapa Dublin
Fonte: Google Maps | Região do Temple Bar (direita) e o The Brazen Head (esquerda).

Agora que você já tem as dicas é só organizar o seu próprio pub crawl. Cheers! Ou como dizem os irlandeses, slàinte (que em gaélico significa ~saúde)!

2 thoughts on “6 pubs imperdíveis em Dublin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *