O que você está procurando?

No primeiro post sobre Inhotim eu reuni dicas práticas com informações sobre o instituto: como chegar, quantos dias ficar, hospedagem, ingresso, alimentação, compras, como eu organizei o tour dentro do museu e por aí vai.

Também expliquei que as atrações são divididas por trilhas e cores e contei como organizei o meu tour. Pra ler tudo isso é só clicar aqui.

Como explorar Inhotim em 1 dia

A ideia desse post aqui é reunir algumas das obras do parque, de forma meio randômica, sem explicações aprofundadas e sem conseguir ilustrar toda a beleza e grandiosidade de Inhotim.

As obras e instalações mudam de tempos em tempos, então pode ser que você não encontre tudo isso por lá, mas com certeza vai encontrar muita coisa incrível e muita inspiração.

Decidi começar pela trilha laranja, a partir do Café das Flores e no sentido horário. Quando fizemos a volta completa nós atravessamos rapidamente a trilha amarela e fomos para a trilha rosa, onde almoçamos, subimos e depois descemos, finalizando no centro da trilha amarela. Parece complicado, mas olhando o mapa dá pra entender a lógica.

Trilha laranja

Inhotim

Trilha laranja: Troca-troca, de Jarbas Lopes

Inhotim
Troca-troca

Trilha laranja | Bean Drop Inhotim (Queda da Vinha Inhotim), de Chris Burden

Durante a sua instalação em Inhotim, um guindaste de 45m de altura lançou numa poça de concreto fresco as 71 vigas que compõem a obra, durante 12h, em uma ação performática que remete às situações extremas. As obras de Chris, ao longo dos anos, deslocou sua prática artística para as esculturas de grande porte, que propõem uma reflexão sobre o sujeito em relação com os ambientes sociais e as instituições culturais.

Essa obra é a recriação da original realizada e destruída três anos depois no Art Park, em 1984.

Inhotim

Trilha laranja | Viveiro Educador

Inhotim

Trilha Laranja | Galeria Psicoativa Tunga

Inhotim

Natureza por todos os lados, o tempo inteiro. Isso é, sem dúvida, o mais incrível de Inhotim.

Inhotim

DSC04313

Trilha laranja | Viewing Machine, de Olafur Eliasson

Inhotim

Inhotim

Inhotim
Fiquei apaixonada por esse lago!

Inhotim

Trilha laranja | Folly, de Valeska Soares

O interior da galeria é escuro e as paredes também são espelhadas. Do centro para as paredes há uma projeção com dançarinos solitários, que aparecem e desaparecem com leveza ao som de The Look of Love, da Dusty Springfield. Por conta dos espelhos e do formato da galeria, a imagem se multiplica e faz com que os dançarinos solitários se encontrem. Ouvi dizer que essas imagens eram de um bailinho da cidade. Parece difícil de entender, mas achei um vídeo aqui.

Inhotim
Folly, de Valeska Soares

Trilha laranja | Galeria Adriana Varejão

Reune fotografias, pinturas, esculturas e instalações. Dos trabalhos expostos ali, um dos mais famosos, sem dúvida, são os conjuntos de a

Inhotim
Galeria Adriana Varejão
Inhotim
Adorei esse lago espelhado!

Inhotim

Inhotim

Os azulejos retratam plantas alucinógenas de diversas regiões do mundo.

Inhotim

Inhotim

Inhotim

Inhotim

Trilha amarela | Resíduo florestal, de Hugo França.

Esse nome requintado define ironicamente as obras de Hugo, os vários bancos de madeira que estão espalhados por Inhotim.

Inhotim

Inhotim

Trilha amarela |  Boxhead, de Paul McCarthy

Inhotim

Inhotim

Trilha amarela | Galeria True Ruge

Que lugar lindo!

Inhotim

Inhotim

Trilha rosa | Redondo Beach, de Doug Aitken

Pavilhão de vidro e aço e um poço tubular de 202m de profundidade com microfones e equipamentos de amplificação sonora que conseguem captar os sons da terra. É incrível!

Inhotim

Inhotim

Trilha rosa | De Lama Lâmina, de Mathew Barney

Criada especialmente para Inhotim, a obra fica em uma área afastada do parque que apresenta uma reflexão sobre a preservação ambiental.

Inhotim

Inhotim

Trilha rosa | Galeria Claudia Andujar

Inhotim

Trilha rosa | Galeria Miguel Rio Branco

Inhotim

Trilha rosa | Sem título, Edgar de Souza

Inhotim

Trilha rosa | Narcissus garden, de Yayoi Kusama Nagano

Inspirada em uma antiga obra do próprio Yayoi que participou da 33a Bienal de Veneza, a versão de Inhotim de 500 esferas de aço inoxidável que flutuam sobre o espelho d’água do Centro Educativo Burle Marx. O Narcisos Garden é inspirado no mito de Narciso.

Inhotim

Inhotim

Inhotim

Trilha rosa | Invenção da cor, de Hélio Oiticica

Inhotim

Trilha amarela | Galeria Cildo Meireles

Inhotim

Inhotim

Inhotim

Espero que tenham gostado do tour!

Dá um orgulho ter um espaço tão incrível aqui no Brasil! ♥

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*