O que você está procurando?

Há anos que eu queria conhecer Inhotim, mas eu só tinha ido pra Belo Horizonte a trabalho e sem tempo pra alguma programação paralela.

Aproveitei o 20 de setembro (2016), um feriado que temos aqui no RS, e fui pra Minas Gerais com o objetivo de conhecer Inhotim, Ouro Preto e um pouco mais da capital mineira. Se eu tivesse mais tempo eu teria ido pra Tiradentes e Capitólio (♥), mas fica pra próxima viagem.

Roteiro

Foram 3 dias e meio e deu tempo de fazer tudo o que eu queria:

  • Dia 1, sábado: Inhotim
  • Dia 2, domingo: Ouro Preto
  • Dia 3, segunda-feira: Belo Horizonte
  • Dia 4, terça-feira: fizemos algumas coisas pela cidade e fomos pro aeroporto de tarde.

Deslocamento, receptivo, transfer

Fiquei hospedada no Promenade Toscanini e usei Belo Horizonte como cidade base para todos os passeios. Peguei Uber poucas vezes e quando eu ainda estava em Porto Alegre eu contratei o Cadu, que faz turismo receptivo e foi quem nos levou pra quase todos os lugares durante três dias.

Detalhe: eu tinha me mudado na semana da viagem, tava na maior correria e ainda estava meio acampada em casa – tanto que eu quase desmarquei a viagem. Foi ótimo ter contratado o receptivo e ter mais conforto, além de não ter que me preocupar com transporte, estrada, etc.

O Cadu é um mineiro muito gente boa, engraçado e que entende muuuito da região. Pra quem tiver interesse, o contato dele é (31 98031 1984) e ele atende pelo WhatsaApp. Não sei como estão preços agora, mas em setembro do ano passado eu paguei uns R$ 800. Esse valor era por carro e não por pessoa. Se for alugar carro e pagar gasolina dá praticamente isso.

Belo Horizonte

Cheguei na capital mineira pelo Aeroporto Internacional de Confins, que fica a uns 40km de BH. Na época não tinha como chamar o Uber até Confins e eu acabei pegando um táxi especial do aeroporto que custou uns R$ 100 até o meu hotel. Belo Horizonte tem um aeroporto chamado Pampulha que opera apenas pra voos domésticos.

Eu dediquei um dia inteiro pra conhecer mais sobre Belo Horizonte e deu tempo de fazer praticamente tudo – exceto os museus.

O que fazer em Belo Horizonte

Praça da Liberdade

A praça fica na Savassi, um bairro bem legal de lá, no encontro de quatro super avenidas: Cristóvão Colombo, Avenida João Pinheiro, Brasil e Bias Fortes. No início/final dela tem o Palácio da Liberdade, que é numa construção bem antiga e linda.

Ao redor da praça tem a Biblioteca Pública e o famoso Edifício Niemeyer, ambos projetados pelo Niemeyer, além do Circuito Circuito Cultural, que inclui muitas atrações! Destaque pro Centro Cultural Banco do Brasil e o Memorial Minas Gerais (que tem patrocínio da Vale).

Belo Horizonte
Edifício Niemeyer

Praça do Papa (Praça Israel Pinheiro)

A praça Israel Pinheiro foi apelidada de Praça do Papa em 1980, quando o João Paulo II rezou a missa lá. Além do nome, a praça recebeu também um monumento que homenageia o Papa.

Belo Horizonte

A praça fica no bairro de Mangabeiras, cercada pela Serra do Curral e por casarões. Dá pra ter uma vista legal da cidade? Dá, mas eu só parei lá porque o próximo ponto turístico ainda tava fechado.

Mirante do Mangabeiras

Lá do mirante rola uma visão panorâmica da cidade e você se dá conta que o nome da cidade faz todo o sentido!

Belo Horizonte

Belo Horizonte

O mirante foi reformado em 2012 e de uns tempos pra cá não é mais possível entrar de carro, mas a caminhada é bem curtinha.

Não precisa pagar pra entrar e é bom ficar atento ao horário de visitação.

Circuito Niemeyer

A região da Pampulha é cheia de atrações! Além do aeroporto, zoológico, Mineirão, Mineirinho, universidade federal (UFMG) e a lagoa, o Conjunto Arquitetônico de Niemeyer também está lá:

  • Igrejinha da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000): ela fica bem na orla da lagoa. A igrejinha é revestida com azulejos lindoos pintados pelo Cândido Portinari. Os jardins foram projetados pelo Burle Marx, mas não vi jardim nenhum, achei meio abandonado até. Tem que pagar pra entrar na igreja, mas não lembro o valor.

Belo Horizonte

  • Casa do Baile e Iate Tênis Clube (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751) achei linda a arquitetura da casa do baile – tanto que mereceu três fotos. Os dois lugares ficaram famosos pelas festas.

Belo Horizonte

Belo Horizonte

Belo Horizonte

  • Museu de Arte Moderna, o MAM (Av. Dr Otacílio Negrão Lima, 16585): o dia que eu fui tava fechado, mas vi uns três ensaios fotográficos de noivas. Gostei bastante da parte externa, que foi o que eu vi.

Belo Horizonte

Belo Horizonte

Belo Horizonte

Além dessas obras, fazem parte do circuito o Edifício e a Biblioteca, que citem lá em cima, na Praça da Liberdade, além da Cidade Administrativa Tancredo Neves, que chamou bastante a minha atenção quando passei por ela no caminho do aeroporto para o hotel.

Mineirão & Mineirinho

Ainda na Pampulha e na orla da lagoa, tem o Mineirão o Mineirinho, que além de jogos, tem feiras e shows.

Belo Horizonte

Mercado Central

O mercado reúne artesanato, comidas e bebidas típicas, mas vou falar sobre sobre ele no post sobre gastronomia. O que eu adianto é que lá é o melhor lugar pra comprar queijo da Serra da Canastra.

Topo do Mundo e CVLB

Esse aqui entrou como plus porque na verdade fica na cidade de Brumadinho. O Topo do Mundo é um restaurante que fica no lugar mais alto da região e infelizmente tava fechado quando eu passei por lá. Eu até pensei em voltar lá outro dia, mas é meio fora de mão. De qualquer forma fica a dica, porque a vista é linda e o cardápio é bem atraente.

Brumadinho
Restaurante Topo do Mundo

Bem ao lado do restaurante tem o CVLB, o Clube de Voo Livre de Belo Horizonte.

Brumadinho

Deve ser lindo curtir um final de tarde com essa vista aí. 🙂

5 Replies to “O meu roteiro completo de Minas Gerais e dicas sobre Belo Horizonte”

  1. Juciéli says: 16/01/2017 at 17:47

    Lugares maravilhosos! Eu quero!

    1. Sophia Catalogne says: 22/01/2017 at 19:21

      Vale muito a pena! MG é um estado incrível, com muita coisa legal pra fazer! 🙂

  2. MG | Ouro Preto - Meu mapa-múndi says: 29/01/2017 at 22:08

    […] comentei no primeiro post sobre MG, fizemos um bate e volta pra Ouro Preto partindo de BH. De uma cidade pra outra dá quase 100km e […]

  3. Ouro Preto | Comer e beber - Meu mapa-múndi says: 21/03/2017 at 21:46

    […] comentei no post que expliquei o meu roteiro em Minas Gerais (pra ler é só clicar aqui), eu usei Belo Horizonte como cidade base e fiz um bate e volta em Ouro […]

  4. Belo Horizonte | Comer e beber - Meu mapa-múndi says: 21/05/2017 at 16:16

    […] Quer ver o meu roteiro em Minas Gerais e saber (quase) tudo sobre Belo Horizonte? É só clicar aqui.  […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*