O que você está procurando?

Quando eu era pequena a minha família e eu passávamos o verão na Praia da Pinheira, em Santa Catarina. Em abril de 2014 passei 4 dias por lá e matei a saudade.

Eu lembrava de ter ido na Praia do Maço, uma praia meio deserta entre a Praia de Cima e a Prainha (que fica ao lado da Guarda do Embaú), mas não sabia muitos detalhes.

Ponta das Andorinhas

Sem pesquisar muito eu segui pelo caminho que eu tinha uma vaga memória, que é caminhando pela orla da Praia de Cima até chegar no canto direito (lado oposto da Pinheira) e seguir o início da trilha para a ponta das Andorinhas. A trilha não tem nenhuma grande dificuldade se o tempo tiver bom e não tiver chovido recentemente (caso contrário vai ter muita lama).

Após chegar nas pedras eu fui contornando o morro, mas infelizmente não achei a “passagem” até a Praia do Maço. Esse caminho tem muitas pedras e como eu tava sozinha e quase sem bateria no celular, eu resolvi voltar e tentar outro dia.

Ponta das Andorinhas
Início da trilha para a Ponta das Andorinhas
Ponta das Andorinhas
Essa porteirinha serve para as vacas não passarem (tem várias por ali)

Ponta das Andorinhas

Ponta das Andorinhas
Ponta das Andorinhas

Ponta das Andorinhas

Ponta das Andorinhas

Pro meu azar eu peguei chuva nos próximos dias e pra minha sorte saiu um sol quando eu tava quase indo embora da praia. Pesquisei sobre a Praia do Maço na internet e achei um caminho alternativo – e mais fácil.

Praia do Maço

A Praia do Maço fica localizada no Vale da Utopia e é a menor das praias da região. Ela tem 50m de extensão e apenas um bar (o Mema) – que funciona somente na alta temporada.

Da praia é possível avistar algumas pequenas ilhas e até mesmo o sul da Ilha de Florianópolis.

No mapa abaixo (que peguei do Google Maps) dá pra entender um pouco o que eu falei até agora:

Trilha da Praia do Maço

O trajeto rosa foi o primeiro que eu fiz, contornando a Ponta das Andorinhas. Lembro que há long time ago eu fui por aí até chegar no vale.

O trajeto em amarelo foi a segunda tentativa – que foi a que deu certo dessa vez. Pra chegar lá eu peguei a rua Manoel Martins, na Praia de Cima, fui até o final dela e virei a esquerda. Não estranhe que 1) você vai atravessar uma propriedade privada (pedimos licença e foi tudo bem, ninguém pareceu se importar) e 2) tem muitas vacas pastando por ali (muitas mesmo).

Mesmo não tendo um trilha clara é fácil identificar o caminho e num certo momento (acho que depois de uns 300m subindo) você vai ver uma pedra a esquerda – de onde dá pra ter uma vista linda da Praia de Cima e da Praia da Pinheira.

Praia da Pinheira

Praia da Pinheira

Caminhando mais um pouco (já numa leve decida) é possível avistar o Vale da Utopia.

DCIM103GOPRO

Praia do Maço
Praia do Maço

Dessa última vez eu não desci até a praia porque eu não tinha muito tempo, mas de lá você pode pegar uma trilha pela direita até chegar na Prainha e depois até Guarda do Embaú. Esse último trecho eu ainda não fiz, mas tá na minha lista pra quando eu voltar pra Pinheira. ♥

4 Replies to “Santa Catarina: Praia do Maço no Vale da Utopia, entre a Guarda do Embaú e Pinheira”

  1. J∀K says: 13/01/2016 at 20:27

    Que lugar paradisíaco, excelente para se aventurar à relevar um relaxamento instantâneo.

  2. jucielib says: 27/01/2016 at 10:20

    Só tem beleza nessas praias! E adorei a porteirinha 🙂

    1. Sophia Catalogne says: 31/01/2016 at 19:42

      É muito lindo! ❤️

  3. Quase tudo sobre a Guarda do Embaú - Meu mapa-múndi says: 02/04/2017 at 17:36

    […] Tem algumas opções bem legais por lá e eu vou falar mais sobre isso no próximo post. Uma delas eu já comentei aqui no blog, é a Trilha da Praia do Maço, no Vale da Utopia. Pra ler é só clicar aqui. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*