NYC | State Island Ferry + Estátua da Liberdade

Nunca sonhei em conhecer de perto a Estátua da Liberdade por não achar nada tão emocionante como ver o skyline de NYC e o Empire State, por exemplo. Por outro lado, nunca descartei conhecê-la – mesmo que de longe.

Curiosidades 

A Estátua da Liberdade tem o nome original de A Liberdade Iluminando o Mundo (whaaat?) e fica localizada na Ilha da Liberdade, na entrada do Porto de Nova York (Rio Hudson). Ela é Patrimônio Mundial da UNESCO e foi inaugurada em 26 de outubro de 1886 para comemorar o centenário da declaração da Independência dos Estados Unidos e representar um gesto amigo entre França e Estados Unidos. A estátua tem 93m de altura e é possível visitá-lo por dentro. Quem não tiver oportunidade de ir pra NYC, a Estátua da Liberdade das lojas Havan localizada em SC não é muito menor – ela tem quase 60m e é maior que o Cristo Redentor.

Como chegar

Existem diferentes maneiras pra chegar até a estátua e todas são de barco. Tem empresas que fazem o passeio de barco/táxi boat ao redor da ilha e outras que param para você descer na ilha e poder subir no monumento – essas opções são pagas e nada é barato.

Eu optei por não investir ($) nesse passeio e peguei o ferry boat gratuito para State Island – que é um dos cinco distritos de Nova York (junto com Brooklyn, Bronx, Queens e Manhattan).

Para pegar o ferry boat partindo de Manhattan você vai até o terminal State Island Ferry, localizado na frente da estação de metrô Whitehall St. (ao lado do Battery Park e bem pertinho da Wall Street).

Lá dentro é tudo bem sinalizado e mesmo tendo 83742838 pessoas esperando para embarcar é bem organizado e o ferry boat comporta bastante gente. Esse trecho não é feito apenas por turistas, muitos que moram em State Island usam esse meio para ir trabalhar em Manhattan – e vice versa. A viagem não tem paradas e não chega a contornar a estátua.

Quando você entrar no ferry boat opte por ficar ao lado direito na ida e no lado esquerdo na volta – assim você vai ter uma vista privilegiada da Estátua da Liberdade. Vale lembrar que você não vai chegar muuuuito próximo da estátua, mas achei uma distância bem justa, ainda mais de graça.

Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade

Além disso, a vista do sul de Mannhattan é linda – adoro ver a cidade sob outra perspectiva.

Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade

O percurso demora uns 25/30 minutos até a ilha e chegando lá você pode aproveitar pra conhecer a região ou pegar a próxima embarcação e voltar pra Manhattan – que foi o que eu fiz.

No total, o passeio durou 1h contando a ida e volta. Além de ser um passeio gratuito, serve como uma pausa para descansar de tanto caminhar pela cidade, né? Eu tive sorte de pegar um dia bem agradável, mas acho que seria lindo fazer esse passeio no final da tarde pra curtir um pôr do sol.

Estátua da Liberdade
Estátua da Liberdade
Estátua da Liberdade

One thought on “NYC | State Island Ferry + Estátua da Liberdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *