O que você está procurando?

Não precisa nem me conhecer pra saber que eu não gosto de café a minha banda favorita é The Beatles (quase junto com Foo Fighters). Não lembro desde quando, mas é desde uma época que eu nem lembro – e isso que eu tenho boa memória. E em função disso, Liverpool e Londres estavam na minha wishlist há muuuitos anos. Felizmente conheci as duas cidades em 2010/2011 e voltei pra ambas no início de 2015.

Já fiz um post falando sobre Liverpool, pra ler é só clicar aqui. Ainda tô devendo a segunda parte, mas esse post aqui é pra falar especialmente de três pontos importantes para os fãs de Beatles. Ou da boa música. Ou simplesmente de música.

Abbey Road

O jeito mais fácil de chegar lá (de metrô) é descendo na St. John’s Wood  (linha cinza/Jubilee). Geralmente os mapas turísticos não abrangem essa área da cidade, mas é bem simples de achar. Na dúvida, vá até o café que tem na saída da estação, lá eles têm um mapinha de como chegar dali até a Abbey Road. Foi nesse café que comprei o postal dos Beatles que usei numa das fotos.

DSC01442

A Abbey Road ficou conhecida por ser a capa do álbum dos Beatles (que leva o mesmo nome), lançado em 1969. Esse foi o penúltimo álbum deles, mas foi o último a ser gravado. Fez sentido? É que depois do Abbey Road foi lançado o Let It Be, mas as músicas desse foram gravadas meses antes.

Esse álbum é incrível, carrega grandes músicas e virou alvo de rumores, como a “possível” (mentira) morte de Paul McCartney num suposto acidente em 1966.  As indicações estariam representadas nessa foto através de sinais, como por exemplo: Paul está descalço, com o pé direito na frete (sendo que o pessoal tava com o pé esquerdo na frente) e de olhos fechados. Foram APENAS rumores. Paul é meu amigo e já fui em três shows dele.

Hoje em dia, tirar uma foto na Abbey Road não é tarefa fácil por que combina trânsito + uma galera querendo reproduzir a foto. Na primeira vez que eu fui eu tentei isso, na segunda eu levei um postal (aquele que eu comprei no café da estação de metrô) e voilà.

Abbey Road

É possível ver o que tá acontecendo lá em tempo real através da crossing cam (thanks pela dica, Fifis). É só clicar aqui. A câmera transmite imagem e som – a tecnologia veio pra ficar.

Abbey Road Studios

Fica bem na frente da famosa faixa, na Abbey Road mesmo. O estúdio foi fundado e 1931 pela EMI e é o mais famoso do mundo. Pra ter uma ideia, os Beatles usaram esse estúdio pra gravação ao vivo de All You Need Is Love (♥), que foi nada menos que a primeira transmissão mundial ao vivo via-satélite (em 1967). Além dos Beatles, outras grandes bandas gravaram álbuns lá, como Pink Floyd, Oasis, Duran Duran e por aí vai.

Abbey Road Studios

Abbey Road Studios

Abbey Road Studios

Casa do Paul McCartney

O último destino do passeio foi a casa do Paul – sim.

Eu não fazia ideia onde Paul morava, apenas imaginava que ele teria algumas casas espalhadas aí pelo mundo. A casa (ou uma das casas) dele em Londres fica beeem pertinho da Abbey Road e da estação de metrô. Achei informações (e umas curiosidades legais) no blog Tchê in London.

Como chegar na casa do Paul, partindo do Abbey Road Studios:

Google Maps

Salvei essa imagem do Google Maps pra ilustrar melhor. A casa dele fica na Cavendish, número 7. Detalhe importante: não tem número na frente da casa, vale a pena salvar a imagem e ir procurando pela fachada.

Cavendish Avenue

Fiquei um tempo lá na frente, mas não vi nenhum movimento.

Cavendish Avenue

OH WAIT! ♥

Cavendish Avenue

Os 3 pontos ficam bem próximos e, na minha opinião, não tem como visitar Londres e não ir na Abbey Road. É clichê? É, mas faz parte da história da música.

No blog Os Garotos de Liverpool tem uma série de posts bem interessante sobre os locais das gravações (em Londres) de alguns clipes dos Beatles. É muuuito legal! Infelizmente eu só achei o link depois da viagem, mas vai pra wishlist.

2 Replies to “Tour The Beatles em Londres: Abbey Road, Abbey Road Studios e casa do Paul McCartney”

  1. Sobre Liverpool + The Beatles Story + Magical Mystery Tour | Meu mapa-múndi says: 13/07/2015 at 10:18

    […] → Já fiz post sobre The Beatles x Londres. Pra ler é só clicar aqui. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*