O que você está procurando?

Já declarei aqui no blog o meu amor pelo Deserto do Atacama e não tem como ser diferente. O deserto tem paisagens realmente impressionantes e um tipo de natureza que eu nunca vi na vida!

O primeiro dia no Atacama começou com um passeio de meio turno (a tarde inteira) pela Laguna Cejar y Piedra, Ojos del Salar e finalizou com a Laguna Tebinquiche, que faz parte do Salar do Atacama.

Laguna Cejar y Piedra

Distância de San Pedro: 18km | Altitude: 2.300m | Importante levar roupa de banho e toalha

Partimos do centro de San Pedro de Atacama pontualmente e em aproximadamente 30 minutos já estávamos na primeira parada: Laguna Cejar y Piedra.

A Laguna Cejar é uma lagoa linda e com alta concentração de sal, inclusive dizem que ela é mais salgada que a água do Mar Morto, que é 10x mais salgado que a água do mar comum.

Antes de seguir, olha o Licancabur lá no fundo. O vulcão fica na divisa do Chile com a Bolívia e o nosso guia comentou que ele é é 2/3 chileno e 1/3 boliviano.

Não é possível entrar na Laguna Cejar em função da superfície e da beirada ser bastante salgada e afiada, mas entramos na Laguna Piedra, que é tão bonita quanto a Cejar.

É uma sensação muito diferente boiar e não afundar de jeito nenhum. Quando você vai entrar, o melhor jeito é “se jogar” de costas. A parte mais escura e central da lagoa chega a 30 metros de profundidade.

Eu saí da lagoa aparentemente normal, mas em poucos minutos eu estava com o corpo completamente branco de sal. A dica é ir direto para a ducha de água doce que fica localizada a alguns metros dali.

É bom ter cuidado pra não molhar os olhos, principalmente pra quem usa lentes de contato. Também indico prender o cabelo para não molhar.

Ojos del Salar

Minutos depois de sair de Cejar chegamos em Ojos del Salar, que são duas crateras que formam lagoas espelhadas e que, vistas de cima, parecem dois olhos.

É possível entrar em uma das lagoas, mas dessa vez eu fiquei só olhando.

A água é doce e bem gelada. Pode ser uma boa oportunidade pra tirar o resto de sal do corpo da Laguna Piedra.

Laguna Tebinquiche

A nossa última parada do primeiro dia foi em um salar enorme chamado Laguna Tebinquiche. Ele é bem menor que o Uyuni, na Bolívia, que é o maior deserto de sal do mundo. Tebinquiche é extenso e cercado por vulcões, inclusive o Licancabur.

Como quase todos os lagos da região, o Tebinquiche depende do degelo dos vulcões e dos raros momentos de chuva. O resultado disso é você andar sob uma imensidão de sal, que mais parece neve. Quando eu fui, em abril, ele estava bem seco, com quase toda a água evaporada. Em alguns raros momentos do ano, depois que chove, esse salar pode ficar com um efeito espelhado.

Durante o entardecer foi servido um café da tarde já incluso no passeio com biscoitos, salgadinhos, cookies, suco e pisco sour.

O primeiro dia encerrou com um pôr do sol lindo e o reflexo em tons lilás no salar! Que mágico! ♥

Para ver mais dicas do Deserto do Atacama é só clicar aqui.

Para saber sobre preços, agência de passeios, o meu roteiro completo e mais detalhes é só clicar aqui.

3 Replies to “Deserto do Atacama, Chile | Passeios dia 1: Laguna Cejar y Piedra, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche”

  1. Deserto de Atacama | Parte 3: Geyser del Tatio, Valle de la Muerte e Valle de la Luna | Meu mapa-múndi says: 09/06/2015 at 09:51

    […] Já fiz outros dois posts sobre o Deserto de Atacama: um sobre passagem, translado e hospedagem (aqui), e outro sobre o roteiro que organizei e o primeiro dia de passeios (aqui). […]

  2. Deserto de Atacama | Parte 1: passagem, translado e hospedagem | Meu mapa-múndi says: 15/06/2015 at 12:21

    […] Post sobre com a programação e o primeiro dia de passeios (Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche: aqui. […]

  3. Deserto do Atacama | Parte 5: Lagunas Chaxas, laguna y vulcano Miscanti & Miñiques | Meu mapa-múndi says: 18/08/2015 at 23:03

    […] Deserto do Atacama | Parte 2: programação, Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*